Os primeiros modelos de entrada já estão sendo analisados por veículos estrangeiros

Enquanto as GPUs para desktops Arc Alchemist tiveram seu lançamento adiado para o segundo trimestre de 2022, as primeiras unidades de teste dos produtos já começaram a chegar a sites estrangeiros. Entre eles está o SisSoftware que, além de ter a oportunidade de conferir o modelo de entrada A380, também revelou pela primeira vez as especificações completas dos dispositivos pertencentes à linha DG2.

Enquanto o modelo analisado não surpreende e realmente cumpre sua função de ser um hardware de entrada, os detalhes das demais placas revelam possibilidades interessantes. Em sua análise, o site afirmou que a A380 fica aquém de competidores como a GTX 1660Ti e a RX 6500 XT em testes relacionados a análise criptográficas e processamento de imagem — resultado do foco do veículo no padrão de programação OpenCL.

Especificações da linha Arc

 Série A300Série A500Série A700
Unidades de Execução128384512
Shaders102430724096
Memória6 GB12 GB16 GB
Velocidade da memória14 Gbps16 Gbps16 Gbps
Largura de barramento da memória96 Bit192 Bit256 Bit
Suporte a APIOpenCL 3.0,
DirectX 12 Ultimate
OpenCL 3.0,
DirectX 12 Ultimate
OpenCL 3.0,
DirectX 12 Ultimate

Modelo A380 se assemelha à GTX 1650 Super

Segundo o SisSoftware, a placa de vídeo mais semelhante à A380 disponível atualmente é o modelo GTX 1650 da NVIDIA, dentro dos padrões estabelecidos pelo teste. A análise afirma que o dispositivo peca por não trazer suporte ao sistema FP64 de matemática de ponto flutuante, mas compensa isso por apresentar tensor cores que ajudam na multiplicação de matrizes e trabalhos de menor precisão.

Em outras palavras, o review do site se focou mais nas capacidades matemáticas da GPU, deixando de lado aspectos considerados importantes para games, como seu desempenho em APIs como o DirectX 12. Até o momento os modelos A500 e A700 não foram testados, mas a expectativa é que ambos batam com folga os resultados obtidos pela A380.

Foto: Divulgação/Intel

Uma das vantagens da placa de entrada é o fato de ela consumir pouca energia — somente 75W —, o que deve se mostrar útil para a construção de sistemas compactos. Segundo a Intel, os primeiros modelos das GPUs Arc Alchemist a chegar ao mercado vão ser voltados para notebooks e outros dispositivos portáteis, e quem espera pelos produtos voltados ao mercado de desktops terá que esperar pelo menos até abril para que eles comecem a ser disponibilizados.
 

…..

Fonte: https://adrenaline.com.br/noticias/v/73800/intel-arc-300-veja-especificacoes-tecnicas-das-gpus-de-entrada-da-intel via SisSoftware

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Nikola Tesla provou que era possível. Agora a eletricidade sem fio é uma realidade

Uma startup de energia chamada Emrod diz que está trazendo eletricidade sem fio para a Nov…