A TSMC tem se esforçado para ampliar a disponibilidade do processo de 5 nm para seus clientes, sendo que a Apple tem sido historicamente a maior beneficiária do avanço tecnológico da taiwanesa.

De acordo com novas informações, a linha iPhone 14 pode ser a primeira do mercado a contar com chips em 3 nm. Isso porque a Apple tem corrido para fechar acordos antecipados com a TSMC, mesmo que a tecnologia esteja em estágio de testes.

Pessoas que possuem acesso aos planos da fabricante de Taipei confirmaram nesta semana que o chip A16 Bionic será produzido em 3 nm. No entanto, o seu lançamento só deve acontecer em 2023, uma vez que a produção em massa do chip começará no fim de 2022.

Por outro lado, para deixar o mercado aquecido e com alguma novidade, a TSMC se prepara para iniciar a produção de chips em 4 nm ainda neste ano. Atualmente, a empresa tem se dedicado a melhorar algumas de suas fábricas para que isso seja possível.

A Apple reservou todo o lote inicial de produção de 4 nm para seus futuros Macs e também pediu que a TSMC iniciasse a montagem do A15 Bionic para a linha iPhone 13. No entanto, os smartphones devem continuar no processo de 5 nm.

Por enquanto, a única informação que a TSMC tem adiantado é que a produção dos chips em 3 nm só deve começar no fim de 2022.

O processo de 3nm fornecerá um ganho de velocidade de até 15% e consumirá até 30% menos energia em comparação com o processo de 5nm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

PCs gamers são banidos de cinco estados dos EUA por consumir muita energia

Os PCs gamers da empresa da empresa Alienware, uma subsidiária da Dell focada em computado…