https://campanhas.serpro.gov.br/cdt/

Primeira habilitação, renovação de habilitação, reabilitação e adição de categoria podem ser iniciados de forma digital no site do Detran.SP, mas o Poupatempo segue fechado até o dia 30 de abril

Para facilitar a vida das pessoas, os serviços dos Detrans estão ficando mais digitais. Hoje já é possível rodar apenas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digitalé sóbaixar o documento pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Outro serviço digital importante é o e-CNH.

Mas não confunda e-CNH com CNH-e. São duas coisas bem diferentes.

CNH digital, baixada pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, também pode ser chamada de CNH-e — Foto: Divulgação

O que é CNH-e?

CNH-e é usado para se referir a habilitação digital. O nome era mais usado quando o aplicativo se chamava CNH Digital e, como já foi dito, atualmente se chama Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O app CDT está disponível para todo o Brasil e o procedimento para baixar a habilitação é feito por meio de um código enviado pelo Detran, portanto, é necessário consultar o departamento do respectivo estado para ter a indicação correta de como ter esse código e baixar documento digital.

Uma vez baixado, ele substitui o documento impresso, porém, só é válido oficialmente se for apresentado por meio do aplicativo CDT. Não adianta tirar um print de tela, por exemplo, e apresentar a imagem reproduzida caso seja solicitado.

O que é e-CNH?

e-CNH é um sistema utilizado apenas pelo Detran.SP para a execução de serviços relacionados à habilitação de condutores, substituindo o antigo Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Formação de Condutores (Gefor).

Como acessar e-CNH?

Basta ter acesso à internet e entrar no site https://www.e-cnhsp.sp.gov.br.

Quais serviços estão disponíveis no e-CNH?

Por meio do e-CNH, ou e-CNH-sp, as pessoas podem iniciar a abertura de processos referentes aos seguintes serviços: primeira habilitação, renovação de habilitação, reabilitação (processo quando o condutor perde a carteira por estourar o limite de pontos) e adição de categoria.

Para quem for tirar a primeira habilitação, também é possível realizar consultas de aulas práticas, teóricas e do simulador. Motoristas de outros países também podem fazer o registro de sua habilitação no campo: “Registro de CNH Estrangeira”.

Como realizar o pré-cadastro no e-CNH?

Depois que selecionar a opção do serviço desejado, é necessário fazer um pré-cadastro. Preencha todos os dados solicitados, faça o agendamento de data e hora, imprima o protocolo, o requerimento (este só em caso de primeira habilitação) e compareça ao Poupatempo selecionado com os documentos originais e cópias.

Esses são os serviços disponíveis no sistema e-CNH São Paulo — Foto: Reprodução

Captação de digitais, fotografia e assinatura digital serão feitas no próprio local, caso haja necessidade. Agora na pandemia os procedimentos para renovação podem ter alterações na captação de digitais e fotografia.

O pré-cadastro do e-CNH é pago?

Não. É um serviço disponível gratuitamente a todos os cidadãos do Estado de São Paulo.

O Poupatempo funciona na fase vermelha da pandemia?

Por enquanto, os serviços do e-CNH e todos os outros que precisam de atendimento presencial estão suspensos, pois todas as unidades do Poupatempo estão fechadas até o dia 30 de abril, em decorrência da fase vermelha.

Os agendamentos até esta data são automaticamente cancelados.

Fonte: autoesporte.globo e https://campanhas.serpro.gov.br/cdt/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Malware de mineração de criptomoedas pega carona em versões piratas de jogos populares

Pesquisadores da Avast publicaram nesta quinta-feira (25) uma análise de um malware que es…