Em quantidade total de armazenamento, volume total dos HDDs ainda vence, de longe

Uma pesquisa de mercado recente revelou que no ano de 2020 os SSDs finalmente superaram os HDDs em volume de unidades vendidas. Segundo dados da Trendfocus, no ano passado foram enviados 333 milhões de SSDs para compradores ao redor do mundo, contra um número consideravelmente menor de 260 milhões de HDDs no mesmo período.

Mas, mesmo com bem mais unidades vendidas, os SSDs ainda não superam os HDDs em total de armazenamento oferecido, como seria de se esperar. Enquanto os SSDs ficaram mais acessíveis e sua performance cada vez mais valorizada, o preço por byte ainda não se compara ao de um HDD.

Ainda segundo os dados da Trendfocus, o total de unidades de SSD vendidas soma uma capacidade de 207 Exabytes, enquanto o somatórios das capacidades de armazenamento de todos os HDDs vendidos passa um pouco de 1 Zettabyte. Para referência, um Zettabyte são mil Exabytes, e um Exabyte é um milhão de Terabytes.

A capacidade média dos SSDs ficou em torno de 0,67TB, nos permitindo estimar que talvez os modelos mais vendidos ficaram entre 500GB e 1TB. Enquanto isso, a capacidade média dos HDDs vai para a ordem dos 4TB, mostrando porque os modelos analógicos de armazenamento ainda são tão presentes em nossas vidas.

Mas os dados obtidos pela Trendfocus mostram também tendências muito interessantes. Comparando o crescimento ano a ano, os SSDs aumentaram seu número de unidades vendidas em 20,8%. Os HDDs, por sua vez, tiveram uma queda, diminuindo o número de unidades enviadas em 18%. Em termos de capacidade média, os dois modelos de drives de armazenamento tiveram um crescimento em relação a 2019, mas o de SSD foi muito maior. A capacidade total dos SSDs vendidos em 2020 teve um crescimento de 50%, enquanto a capacidade total dos HDDs aumentou em somente 13%.

A marca que mais vendeu SSDs em 2020, segundo a pesquisa, foi a Samsung. E é interessante notar que a empresa já ficou na liderança em número de unidades vendidas, mas expande ainda mais sua fatia quando comparamos números de gigabytes de armazenamento vendidos.

Fonte: TechPowerUp via adrenaline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Privatização dos Correios – Projeto de Lei é enviado para Câmara

Bolsonaro acaba de confirmar detalhes sobre a PL de desestatização do serviço Jair Bolsona…