Segundo um relatório do Gartner Group, no quarto trimestre de 2020 (Q42020) a Apple ultrapassou a Samsung e se tornou a maior fabricante de smartphones do mundo, com quase 80 milhões de aparelhos vendidos no período e 20% do mercado global.

Isso representa um crescimento de quase 15% em relação ao mesmo período de 2019, quando a empresa vendeu cerca de 70 milhões de aparelhos e tinha 17,1% do mercado. Enquanto a empresa de Tim Cook cresceu, a rival sul-coreana encolheu: a empresa viu suas vendas caírem 11,8% em um ano, de 70,4 milhões de unidades (Q42019) a 62,1 milhões neste ano.

É a primeira vez desde 2016 que a Apple fica à frente da Samsung no ranking. Segundo Anshul Gupta, diretor sênio de pesquisa no Gartner, o crescimento da Apple pode ser diretamente atribuído ao fato de que os iPhone 12 são os primeiros aparelhos no mercado compatíveis com redes 5G.

Comparativo de vendas de smartphones entre o último trimestre (Q4) de 2019 e o mesmo período de 2020. Imagem: Gartner

“Mesmo que os consumidores tenham sido cautelosos com seus gastos e adiado algumas compras não-essenciais, smartphones 5G e com recursos de câmera profissionais encorajaram alguns usuários a comprar novos smartphones ou atualizar seus aparelhos atuais neste trimestre”.

Os números do Gartner também deixam claro o impacto que as sanções impostas pelos EUA estão tendo na Huawei, que teve uma queda de mais de 41% no número de aparelhos vendidos em relação a 2019 (de 58,3 para 34,3 milhões) e cai da terceira para a quinta posição no ranking de fabricantes, com 8,9% do mercado.

De fato, as únicas empresas que viram aumento de vendas no Q42020 foram a Apple e a Xiaomi. A fabricante chinesa foi a que teve o maior crescimento, com um salto de 33,9% nas vendas, de 32,4 milhões para 43,4 milhões de unidades.

Fonte: olhardigital via Macrumors

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Magazine Luiza anuncia compra do Jovem Nerd e entra no mundo da cultura pop

O Magalu anunciou nesta quarta-feira (14) a aquisição do Jovem Nerd, uma das maiores plata…