Em nota divulgada ontem (10), o Ministério da Saúde informou que conseguiu restabelecer parte dos sistemas de informação do órgão, que estavam fora do ar desde a última quinta-feira (5) quando a rede da pasta foi vítima de um suposto ataque hacker.

Devido ao problema, alguns estados estão tendo dificuldade para apresentar dados atualizados da covid-19. Quatro deles deixaram de divulgar seus números ontem: Amapá, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Enquanto o primeiro relatou que o problema se deve ao apagão que o estado enfrenta desde a semana passada, os demais atribuem a falta de inserção de informações à indisponibilidade da plataforma e-SUS.

Segundo a nota, o ministério afirma que continua monitorando as páginas que ainda não estão totalmente normalizadas e podem necessitar de algum ajuste eventual. Essa instabilidade restrita a algumas páginas, que podem ficar temporariamente indisponíveis, deve-se “ao trabalho de prevenção e segurança do DataSUS” (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde).

O impacto nos estados

O caso mais preocupante é o de São Paulo, estado com o maior registro de mortes por covid-19 no país, que não atualiza os dados de óbitos e novas contaminações desde o dia 6 de novembro. Ontem, o governador João Doria enviou um ofício ao Ministério da Saúde, pedindo esclarecimentos sobre as falhas no sistema.

O governador paulista afirma que, como as informações sobre a pandemia não estão sendo processadas por razões desconhecidas, a omissão irá dificultar a atualização dos dados consolidados sobre o estado da covid-19 em nível nacional. A situação se repete no Rio de Janeiro que também não atualizou os dados relativos às mortes causadas pela doença.

Na nota divulgada, o Ministério da Saúde não confirma ter sido vítima de um ataque hacker, limitando-se a atribuir o mau funcionamento dos sistemas a “um vírus” que teria atingido algumas estações de trabalho do órgão. Por precaução, a equipe bloqueou o acesso à internet, conseguindo controlar a propagação do vírus e garantir a segurança dos dados.

Fonte: tecmundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

EA tem Black Friday com jogos de PC mais baratos no Origin

Black Friday da EA tem títulos de PC via Origin, entre jogos de Star Wars, Need for Speed,…