Ainda sem um nome definido, novidade faz parte do projeto EMX Powertrain, cujo objetivo é desenvolver veículos para motocross com propulsores elétricos

A Yamaha está desenvolvendo uma nova moto elétrica considerada pela empresa como a primeira dedicada ao motocross com motor de 250cc. A novidade é resultante de parceria da Yamaha com a Dohms (empresa que desenvolve soluções elétricas para veículos de duas rodas), a SPIKE (fabricante de baterias) e a Royal Dutch Motorcyclists.

Ainda sem um nome definido, a nova moto faz parte do projeto EMX Powertrain, que tem como objetivo desenvolver veículos para motocross com propulsores elétricos.

Tal projeto só reforça a tendência de substituição dos motores de propulsão pelos motores elétricos nos esportes a motor. O Mundial de Motociclismo ou Moto GP já conta com uma categoria de motos elétricas, e o motocross é o próximo a adotar a novidade.

Tal projeto só reforça a tendência de substituição dos motores de propulsão pelos motores elétricos nos esportes a motor. O Mundial de Motociclismo ou Moto GP já conta com uma categoria de motos elétricas, e o motocross é o próximo a adotar a novidade.

yamaha-emx-prototipo.png

Laboratórios da Yamaha onde a moto elétrica para motocross é desenvolvida. Foto: Reprodução/Yamaha

O futuro do motocross é elétrico

O protótipo da nova moto elétrica da Yamaha tem como base o corpo do modelo Yamaha YZF250. A SPIKE contribuiu com as baterias intercambiáveis, e a Dohms forneceu os demais componentes elétricos necessários para o seu funcionamento.

O projeto já tem um ano e meio de desenvolvimento, e nasceu a partir de uma ideia do piloto de motocross Elmar Dohms, que alertou sobre como o barulho das motos estava prejudicando o esporte, gerando uma queda de popularidade. Além disso, o ruído e as restrições ambientais estimularam a busca por novas alternativas, e as motos elétricas se apresentaram como uma solução potencialmente viável.

Por outro lado, a Yamaha demonstra entusiasmo em apoiar um projeto como esse, uma vez que entende que é importante impulsionar a evolução da tecnologia elétrica nos veículos.

yamaha-emx-desenvolvimento.png

Yamaha está desenvolvendo tecnologias para diferentes tipos de veículos elétricos. Foto: Reprodução/Yamaha 

Aposta em veículos elétricos

A Yamaha está investindo pesado na produção de veículos elétricos para diferentes segmentos. Em julho, a empresa apresentou ao mundo uma bicicleta elétrica trekking e, logo depois, uma mountain bike elétrica com design futurista, a Yamaha YDX-MORO.

Além disso, a companhia também anunciou os seus novos motores elétricos de alta potência para motos e carros elétricos, que podem integrar veículos de diferentes marcas. Dessa forma, a empresa japonesa tenta acompanhar o ritmo da concorrência doméstica em um segmento que é o futuro da mobilidade urbana.

Fonte: olhardigital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Google afasta funcionário que disse que IA da empresa tem alma

Blake Lemoine, engenheiro de software do Google, foi afastado da gigante da tecnologia na …