Uma solução temporária para os usuários do Windows 10 May 2020 Update já está disponível

A Microsoft está testando uma correção para um bug no Windows 10 que faz com que o sistema operacional execute a desfragmentação de disco em SSDs automaticamente com mais frequência do que o necessário. Embora a desfragmentação periódica de um disco rígido mecânico tradicional seja uma coisa boa, fazer isso muitas vezes em SSDs pode degradar a memória flash e reduzir sua vida útil.

Em termos simples, a desfragmentação é o processo de realocação de pedaços dispersos de dados em uma unidade para que eles fiquem mais próximos uns dos outros. Isso tem a ver com a forma como os dados são gravados nos drives. Os dados são gravados em blocos na sua unidade de armazenamento, e quanto mais você acessa arquivos nesta unidade, mais dispersos eles podem se tornar em seu disco rígido ou SSD. Essa dispersão pode levar a um desempenho reduzido em um HD mecânico, já que ele leva mais tempo para procurar pelos dados em diferentes áreas do disco. A desfragmentação organiza esses blocos de dados para que eles fiquem mais próximos uns dos outros e assim possam ser acessados mais rapidamente.

Os SSDs se comportam de forma diferente — não há partes móveis e as células de memória NAND flash só podem ser gravadas um número limitado de vezes. Por causa disso, a desfragmentação frequente de SSDs pode reduzir sua vida útil.

Quando a Microsoft lançou o Windows 10 May 2020 Update meses atrás, a atualização introduziu um bug no utilitário Otimizar Unidades que faz com que ele determine incorretamente quando um drive foi desfragmentado pela última vez. Ao abrir o utilitário, você nota que ele diz que seu SSD “Precisa de otimização” mesmo quando isso já foi feito recentemente, já que o Windows 10 faz isso automaticamente:

O que acaba acontecendo é que o Windows 10 desfragmenta o SSD cada vez que o computador é reinicializado. Isso é mais prejudicial para usuários que desligam e ligam seus PCs diariamente, o que em alguns casos faz com que o Windows 10 desfragmente seu SSD uma vez por dia.

Para quem está testando o Windows 10 20H2 como parte do Programa Windows Insider, uma correção para o problema já foi implementada pela Microsoft. Já para quem ainda tem o Windows 10 May 2020 Update (Windows 10 20H1 ou Windows 10 v2004), é possível contornar o problema manualmente seguindo os passos abaixo até que a correção seja disponibilizada para todos:

Método 1 – Prompt de comando

– Execute o Prompt de comando como Administrador:

Bug no Windows 10 pode causar problema irreversível no SSD instalado no PC
Reprodução/Fabio Rosolen

– Copie e cole os comandos abaixo, pressionando Enter após cada um deles:

Comando 1:
REG ADD “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Dfrg\BootOptimizeFunction” /V Enable /T REG_SZ /D N /F

Comando 2:
REG ADD “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Dfrg\BootOptimizeFunction” /V OptimizeComplete /T REG_SZ /D No /F

Comando 3:
REG ADD “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\OptimalLayout” /V EnableAutoLayout /T REG_DWORD /D 0 /F

Bug no Windows 10 pode causar problema irreversível no SSD instalado no PC
Reprodução/Fabio Rosolen

Método 2 – Procedimento manual

– Abra o utilitário Otimizar Unidades:

Bug no Windows 10 pode causar problema irreversível no SSD instalado no PC
Reprodução/Fabio Rosolen

– Com ele aberto, clique no botão Alterar configurações, desmarque a opção Executar seguindo um agendamento e clique em OK para confirmar:

Bug no Windows 10 pode causar problema irreversível no SSD instalado no PC
Reprodução/Fabio Rosolen

Bug no Windows 10 pode causar problema irreversível no SSD instalado no PC
Reprodução/Fabio Rosolen

Fonte: Mundo Conectado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…