Aplicativo Coronavírus – SUS, do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de uma nova funcionalidade no aplicativo Coronavírus – SUS, que vai notificar usuários que tenham entrado em contato com alguém infectado por Covid-19 nos últimos 14 dias.

Para isso, o aplicativo utilizará o bluetooth dos aparelhos, em tecnologia disponibilizada por meio de parceria do governo com as gigantes de tecnologia Apple e Google, donas das maiores lojas de aplicativos para telefones celulares do mercado.

Segundo a pasta, o aplicativo seguirá sendo gratuito e as informações serão usados sem risco à privacidade dos usuários. “O Sistema de Notificações de Exposição foi construído para não expor a identidade dos usuários, como nome e localização, garantindo o máximo de segurança e privacidade de todos os dados”, diz o ministério.

De acordo com a nota do governo, o aplicativo Coronavírus – SUS já foi baixado em 10 milhões de dispositivos móveis. A pasta afirma que a versão disponível na Play Store, do sistema Android (Google), já conta com a nova funcionalidade, que estará disponível na App Store, do sistema iOS (Apple) nos próximos dias.

O objetivo do alerta é notificar antecipadamente usuários que possam ter contraído o vírus, contendo a disseminação. “O monitoramento é importante para controle da doença e retomada segura das atividades”, argumenta o ministério. 

Como vai funcionar?

A pessoa que testar positivo para a Covid-19 vai informar, de forma voluntária e anônima, um código gerado para a validação do exame realizado, sendo válidos os testes tipo RT-PCR (feito com um cotonete) e sorológico (de sangue).

O exame será localizado na base de dados e-SUS Notifica e a notificação será disparada. O critério será usuários que ficaram a uma distância entre 1,5 metro e 2 metros por um intervalo mínimo de cinco minutos. A função de notificação de exposição.

“A notificação vai alertar que se trata de uma medida de prevenção e que não necessariamente a pessoa terá a doença, mas que é preciso ficar atenta aos sintomas, como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, e reforçar as medidas de higiene. Caso ela apresente algum sintoma nos próximos 14 dias, deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo, assim como prevê as orientações de conduta precoce do Ministério da Saúde. O usuário também será direcionado para obter mais informações”, explica o governo.App coronavírus SUS

Aplicativo Coronavírus – SUS, do Ministério da Saúde

Download Coronavírus – SUS Android (Google)| https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes&hl=pt_BR

Download Coronavírus – SUS IOS (Iphone)|https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382

Fonte: cnnbrasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Piloto consegue pousar avião partido ao meio em Denver, nos EUA

Um piloto conseguiu uma façanha digna de filmes de ação na última quarta-feira (12). Ainda…