Com 16, 18 e 20 TB, novos HDs Western Digital WD Gold e Ultrastar DC são voltados a aplicações profissionais e datacenters

Aqui no Tecnoblog, notícias sobre lançamentos de SSDs são frequentes, mas, eles, os discos rígidos, resistem bravamente. A Western Digital, por exemplo, anunciou recentemente HDs de alta capacidade para as séries WD Gold e Ultrastar DC. Nesta última, o modelo mais avançado tem 20 TB de capacidade.

Western Digital Ultrastar DC HC650

Embora esses HDs possam ser usados em desktops convencionais — todos têm formato de 3,5 polegadas e interface SATA III —, eles foram desenvolvidos para datacenters ou aplicações profissionais, daí tamanha generosidade nas capacidades de armazenamento.

Comecemos pela série WD Gold. Ela é composta por modelos que começam com 1 TB, mas as versões recém-anunciadas trazem 16 TB e 18 TB de espaço para dados.

De acordo com a Western Digital, esses HDs são preparados para suportar cargas de trabalho de até 550 TB por ano, por isso, contam com um MTBF (sigla em inglês para Tempo Médio Entre Falhas) de 2,5 milhões de horas. Na prática, essa medida indica que os dois novos discos rígidos têm alta durabilidade.

WD Gold de 18 TB

Na família de HDs Ultrastar DC, as novidades ficam por conta dos modelos DC HC550 de 16 TB e 18 TB, além do DC HC650, que traz 20 TB de capacidade. Todos foram anunciados no final de 2019, mas, oficialmente, estão chegando agora ao mercado.

Assim como as unidades WD Gold, os modelos Ultrastar DC HC550 são baseados na tecnologia de gravação magnética convencional (CMR). Já a linha DC HC650 é baseada em gravação magnética em setores sobrepostos (SMR), essencialmente, uma tecnologia que eleva a densidade de armazenamento do disco, mas sem aumentar as suas dimensões físicas.

Tem mais: os novos HDs Ultrastar são os primeiros disponibilizados em escala comercial a contarem com a tecnologia EAMR (sigla em inglês para Gravação Magnética Assistida por Energia), que também aumenta a densidade dos discos.

Todos os modelos anunciados, incluindo os da série WD Gold, trazem também a tecnologia HelioSeal, que preenche o interior da unidade com hélio para, entre outros benefícios, reduzir a força de rotação dos discos para economizar energia.

Nos Estados Unidos, os novos HDs WD Gold podem ser encontrados em varejistas como Amazon com valores de até US$ 593 (preço para o modelo de 18 TB). A Western Digital oferecer cinco anos de garantia para eles.

Já os modelos Ultrastar DC HC550 e DC HC650 não tiveram valores divulgados publicamente, mas esses HDs são direcionados a datacenters, categoria em que os preços costumam ser negociados por volume de compra.

Fonte: tecnoblog.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…