Se você é alguém que acompanha as melhores e mais recentes tecnologias, sabe que os smartphones de hoje não são baratos. Então você definitivamente quer manter o seu funcionando sem problemas pelo tempo que puder. Você pode fazer algumas ações simples para acelerar o telefone e ter mais espaço de memória, além de fazer com que a bateria dure mais.

Essas dicas vão te ajudar a obter um melhor desempenho do seu smartphone. Elas também ajudarão a prolongar a vida útil do seu dispositivo. Vamos as 7 dicas de manutenção para deixar seu smartphone com a melhor performance.

1. Apague aplicativos não utilizados

Se o seu telefone estiver lento, uma das primeiras coisas a fazer é excluir aplicativos não utilizados. Você pode ficar surpreso com o número de aplicativos baixados ao longo dos anos que você nunca usou.

Isso se aplica ao iPhone e ao Android. Dependendo da marca e modelo do seu telefone, há duas maneiras infalíveis de excluir aplicativos. Para Android, focaremos nos telefones Samsung, pois eles representam 70% de todos os Android fabricados.

Para excluir aplicativos no Android:

  • Na tela, toque levemente, mas não pressione o ícone do aplicativo que você deseja remover
  • Um pequeno menu será exibido
  • Clique em Desinstalar

A melhor coisa sobre esse método é que os widgets desaparecem quando o aplicativo é desinstalado.

Você também pode acessar Configurações, rolar para baixo e clicar em Aplicativos. Uma lista de todos os aplicativos do seu telefone será exibida. Selecione o aplicativo que você deseja excluir e clique em Desinstalar. Certifique-se de voltar à sua janela de exibição para excluir o widget.

Dependendo do seu modelo Android, as etapas acima podem não ser exatamente as mesmas. No entanto, o menu Configurações é o ponto de partida para procurar excluir aplicativos.

Para excluir apps no iPhone

No iPhone com 3D Touch, você também pode desinstalar um aplicativo tocando levemente, mas sem pressionar, no ícone do aplicativo. Após um segundo, você verá a opção Excluir.

Se o seu iPhone não tiver o 3D Touch, como o iPhone XR, pressione levemente o ícone e segure por um segundo ou dois até que a opção apareça. Então, basta pressionar o botão X para excluir o aplicativo.

Você também pode acessar as Configurações, clicar em Geral e depois em Armazenamento do iPhone. Daí basta rolar para baixo e selecionar o aplicativo que deseja excluir. Toque em Excluir e depois em Excluir novamente para confirmar que deseja excluir o aplicativo.

7 dicas de manutenção para deixar seu Smartphone com a melhor performance
7 dicas de manutenção para deixar seu Smartphone com a melhor performance7 dicas de manutenção para deixar seu Smartphone com a melhor performance7 dicas de manutenção para deixar seu Smartphone com a melhor performance

Na batalha dos consumidores sobre qual telefone é melhor, o iPhone tem uma vantagem significativa sobre o Android no departamento de bloatware. No Android, vários vêm pré-instalados em sua operadora, Google e Samsung. A menos que você esteja disposto a arriscar fazer o root no seu telefone, estará preso a eles. Por outro lado, o iPhone vêm sem nenhum software de pré-instalado. Ele contém alguns bloatware da Apple, mas não chega nem perto do que você encontra em um Android.

2. Monitore aplicativos de drenagem de bateria

Após apagar alguns apps, você pode ter se deparado com alguns comedores de bateria. Ao baixar um novo aplicativo, fique de olho na vida útil da bateria. Se você costuma terminar o dia de trabalho com 50% de energia, mas agora está com 15%, é muito provável que o novo aplicativo esteja consumindo mais bateria. Estes não são necessariamente aplicativos maliciosos, mas são poderosos.

Entre os maiores aplicativos que consomem muita energia, podemos citar o Facebook, o Facebook Messenger, o Snapchat, o Tinder e a maioria dos aplicativos de notícias. Outros consumidores de bateria são aplicativos climáticos, como o Accuweather. Se o seu telefone vier com um aplicativo meteorológico instalado, use-o. Caso contrário, basta pesquisar a temperatura no Google. Ironicamente, alguns dos maiores consumidores de memória são aplicativos que monitoram a duração da bateria.

Por fim, embora possa parecer contra-intuitivo, deixar os aplicativos serem executados em segundo plano não é uma coisa ruim no Android. De fato, o Android avisa que, se você estiver constantemente abrindo e fechando aplicativos, pode prejudicar o desempenho e a duração da bateria do seu telefone.

Se a RAM de um Android começar a ficar curta, o sistema operacional fechará silenciosamente um aplicativo que não tenha sido usado por um tempo e transfere os recursos para um aplicativo ativo. Se os aplicativos projetados para serem executados em segundo plano forem fechados, eles simplesmente reabrem e esse ciclo contínuo torna o telefone mais lento e descarrega a bateria.

Os aplicativos do iPhone, por outro lado, não ficam sendo executados em segundo plano. No multitarefa, o aplicativo que você fecha realmente fecha, mantendo salva sua RAM.

Assim como acontece com o Android, fechar os aplicativos e reabri-los consumirá a bateria a longo prazo. Enquanto um aplicativo está em um estado suspenso, ele pode usar a atualização de aplicativo em segundo plano para verificar se há atualizações e novo conteúdo. Se você deseja usar a atualização de aplicativo em segundo plano, vá em Configurações > Geral > Atualização em segundo plano e escolha os apps que devem ser atualizados.

3. Configurações que estão esgotando sua bateria

Os aplicativos não são os únicos culpados quando se trata de esgotar a bateria do seu telefone. Suas configurações também podem sugar a vida da bateria. Tanto no iPhone como no Android, desative o Bluetooth, GPS e Wi-Fi se não estiver usando.

Se você estiver em um local sem Wi-Fi, desligue sua conexão Wi-Fi ou entre no Modo Avião. O telefone deixará de procurar um sinal, o que está apenas drenando a bateria. Outro truque muito simples é diminuir o brilho da tela.

iPhone

Para diminuir o brilho do seu iPhone, abra o aplicativo Configurações, toque em Tela e brilho. Nesta tela, você verá as configurações de brilho que podem ser ajustadas deslizando o ponto para a esquerda ou direita. Movê-lo para a esquerda reduzirá o brilho do seu iPhone e deslizará para a direita para torná-lo mais brilhante.

Para desligar o GPS no seu iPhone, clique em Configurações, clique em Privacidade, clique em Serviços de Localização e deslize o botão de alternância para a posição desligado.

Para desativar o Bluetooth, abra o aplicativo Configurações, role para baixo e toque em Bluetooth, depois deslize o botão de alternância do Bluetooth para desativar.

Para desativar o Wi-Fi, inicie Configurações, toque em Wi-Fi e deslize o botão de alternância para a posição desligado.

No iPhone, existe uma maneira fácil de ajustar o brilho da tela ou desligar o Bluetooth e o Wi-Fi acessando o Centro de Controle do telefone. Lá você pode ver ícones de Brilho da tela, Bluetooth e WiFi. Para desligar o seu GPS, você terá que seguir as etapas mostradas acima.

Android

No seu Android, vá em Configurações > Exibir. Você pode ativar o Brilho automático ou usar o controle deslizante para ajustar manualmente o brilho.

Para desativar o Wi-Fi, vá em Configurações > Conexão > Wi-Fi e deslize o botão de alternância para a posição desligado. Na mesma página, você também pode desligar o Bluetooth e o GPS seguindo as mesmas etapas.

Se o seu Android suporta esta função, você também pode ir na tela inicial e deslizar para baixo para ver a Barra de Status. A partir daí, você pode clicar nas funções Bluetooth, Wi-Fi e GPS simplesmente tocando nos ícones apropriados. Você também pode ajustar o brilho da sua tela.

4. Atualizando aplicativos e sistemas operacional

É importante garantir que o SO e os aplicativos sejam atualizados para manter o telefone funcionando normalmente.

iPhone

Primeiro, faça backup de arquivos que você não deseja perder, como fotos e vídeos. Você pode fazer isso usando o iCloud.

Em seguida, vá em Configurações > Geral > Atualização de software, toque em Baixar e instalar, digite a senha, se solicitado, toque em Concordo com os Termos e condições e toque em Concordo novamente para confirmar.

Agora, aguarde o início do download. Quanto aos seus aplicativos, eles não serão atualizados quando você atualizar seu sistema operacional. Você precisará ir à App Store para ver se há atualizações disponíveis.

Android

Verifique se o seu sistema operacional está atualizado clicando em Configurações, localizando e clicando em Sobre o telefone e clicando em Informações do software. Isso informará se você possui o sistema operacional mais recente.

Se você não possui a versão mais recente, vá em Configurações > Atualizações de software e clique em Baixar atualizações manualmente. Novamente, dependendo da versão do Android que você está usando, as etapas podem variar, mas o ponto de partida é sempre Configurações.

Assim como no iPhone, seus aplicativos não são atualizados automaticamente com a nova versão do sistema operacional. Vá até a Google Play Store e verifique se há atualizações disponíveis.

5. Mantenha a saúde da sua bateria

É importante excluir aplicativos, desativar certas funções e atualizar os sistemas operacionais e aplicativos do telefone, mas não esqueça de cuidar da própria bateria. Siga as orientações do fabricante do seu telefone ao cuidar da sua bateria. Para iPhone e Android, essas regras podem ser aplicadas dependendo do fabricante, para manter a bateria em bom estado:

  • Carregar o telefone antes que ele se esgote completamente pode danificar sua bateria a longo prazo;
  • É uma boa ideia deixar a bateria descarregar completamente de vez em quando;
  • Mantenha seu telefone carregado entre 40% e 80%;
  • Reinicie seu telefone de tempos em tempos;
  • Mantenha a bateria fria.

Além disso, se você precisar substituir o cabo de carregamento, verifique se ele vem do fabricante original ou de um revendedor certificado.

6. Fique atento à segurança

Sim, os smartphones podem pegar vírus e malwares. Mas mais uma vez, esta é uma área em que o iPhone triunfa sobre o Android. A Apple não fornece seu código-fonte para desenvolvedores de aplicativos, e os consumidores não podem modificar o código por conta própria. Isso mantém os hackers afastados.

O Androis, por outro lado, são tão populares que os hackers estão dispostos a gastar o tempo criando maneiras de criar aplicativos que contêm malware. O que não ajuda é o fato de o Android terem um código-fonte aberto que os desenvolvedores de aplicativos podem usar e os hackers podem abusar.

Porém, antes que os proprietários do iPhone fiquem presunçosos demais, o download de um aplicativo de terceiros também poderá introduzir um mundo de mágoa no seu telefone. Nos dois telefones, baixe apenas aplicativos da Google Play Store para Android e da Apple App Store para iPhone.

Para os usuários do iPhone, a boa notícia é que o controle de qualidade da Apple é muito rigoroso quando se trata de oferecer aplicativos de terceiros. Infelizmente, esse não é o caso da Google Play Store e muitos aplicativos ruins conseguiram acessar o site. Ainda assim, obter aplicativos de um site aprovado fornece pelo menos uma camada de proteção.

Para manter seu iPhone e Android em segurança, atualize aplicativos e sistemas operacionais. Os sistemas operacionais em particular geralmente vêm com atualizações de segurança.

Se você possui um Android e acha que pode ter um vírus, procure estes sinais:

  • Anúncios pop-up.
  • Bateria esgotando rapidamente
  • Picos no uso de dados móveis
  • Aplicativos inesperados no telefone

Para se livrar do aplicativo malicioso, coloque o telefone no Modo de Segurança, que desativa os aplicativos de terceiros. O método para fazer isso esta descrito no post abaixo: Como iniciar em modo de segurança no Android?

Para remover o aplicativo, em modo de segurança vá nas Configurações > Aplicativos, navegue pela sua lista de aplicativos e clique em Desinstalar. Você pode reiniciar o telefone, como de costume, para sair do modo de segurança.

Os usuários do Android também devem considerar a instalação de um aplicativo antivírus. Há muitas opções, mas está lista pode ajudar você: Os 10 melhores antivírus para Android de 2020.

7. Maneiras inteligentes de aumentar seu armazenamento

Quando você tira o seu novo telefone da caixa, parece que não há nada que ele não possa fazer. Bem, você deve saber desde o início que ele não pode armazenar tudo. Os smartphones têm uma quantidade limitada de armazenamento. Fotos, vídeos, aplicativos, anexos de e-mail, mensagens – eles são todos consumidores de espaço. A maneira mais fácil de liberar espaço em qualquer iPhone ou Android é excluir os aplicativos que você não está mais em uso.

iPhone

Os maiores vilões de armazenamento são fotos e vídeos. No iPhone, você pode movê-los para a sua biblioteca do iCloud. Toque em Configurações > Fotos e ative a opção Fotos do iCloud. Verifique se a opção Otimizar no iPhone está selecionada.

Você tem apenas uma quantidade limitada de espaço na sua biblioteca do iCloud, pode ser necessário comprar mais espaço. Recomendo o plano mais básico do iCloud, que custa apenas R# 3,90 por mês e lhe dá direito a 50 GB de armazenamento.

Outra maneira de ter mais espaço é excluindo todas as mensagens de texto. Todas as mensagens recebidas ao longo dos anos podem realmente consumir um espaço importante. Exclua manualmente aquelas mensagens que você não precisa e mantenha apenas as mensagens mais atuais.

Além disso, mantenha um mínimo de músicas e v’ideos baixados no seu telefone. Lembre-se de que você já comprou esses itens para poder excluí-los do telefone e baixá-los novamente sempre que quiser.

Por fim, limpe seu cache. Primeiro, exclua o cache dos navegadores que você usa. Toque em Configurações, encontre seu navegador e toque nele, clique em Limpar histórico e dados do site e toque em é novamente para confirmar.

Para limpar o cache de aplicativos de terceiros, toque em Configurações > Geral > armazenamento do iPhone e pesquise seus aplicativos. Para muitos, haverá um botão para redefinir o cache quando você iniciar o aplicativo novamente. Outros aplicativos como o Facebook não têm essa opção, então você precisa desinstalá-lo e reinstalá-lo para limpar o cache.

Android

Você pode excluir os arquivos que desejar tocando em Configurações > Armazenamento > Liberar espaço e escolher um arquivo para excluir e marcar a caixa vazia à direita. Em seguida, toque em Liberar na parte inferior da tela. É um processo meticuloso.

Ou, como no iPhone, mova fotos, vídeos e músicas para um site de armazenamento em nuvem. O Google Fotos é uma boa escolha. Enquanto os arquivos estiverem fora do seu computador, você ainda poderá ver cópias de segurança por meio do aplicativo.

Para limpar o cache de qualquer navegador que você esteja usando, abra o navegador e procure uma ferramenta de engrenagem, três pontos verticais ou três linhas empilhadas. Clique no ícone que você vê e bisbilhote para descobrir onde é possível limpar o histórico e o cache. Por exemplo, no Firefox, clique nos pontos e toque em Sair no menu suspenso. Isso limpa esse navegador.

Para limpar o cache nos aplicativos, clique em Configurações > Aplicativos, acesse o aplicativo que você deseja limpar e toque nele, clique em Armazenamento > Limpar Cache.

Essas dicas devem fazer o smartphone funcionar rapidamente e a bateria dure mais. Você pagou muito dinheiro por esse smartphone, portanto, faça sua parte para mantê-lo limpo e eficiente.

Fonte: oficinadanet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Samsung lança Galaxy M31 no Brasil com câmera de 64MP e bateria de 6000mAh, por R$ 1999

Samsung lança o Galaxy M31 no Brasil, telefone chega custando R$ 1799 e, conta como destaq…