O objetivo é que 50 unidades do equipamento sejam produzidas em 90 dias

Um sistema de ventilação mecânica criado por professores e alunos do Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações – de Minas Gerais, vai chegar ao mercado em breve, com financiamento da EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. A parceria para a produção dos ventiladores pulmonares será entre o Inatel e a Ventrix, empresa de equipamentos eletromédicos.

O protótipo do ventilador, um dos equipamentos mais importantes no atendimento a pacientes graves de Covid-19, foi desenvolvido em poucas semanas com a utilização de componentes nacionais. Filipe Bueno Vilela, professor e coordenador da equipe que desenvolveu o protótipo fala sobre o aparelho: “O diferencial do projeto do Inatel é o sistema de pressurização digital que deixa o controle de gases mais preciso e sem a utilização de ambu, que é um balão usado em emergências, mas que não atende todos os casos de insuficiência respiratória, de acordo com médicos especialistas”.

Reprodução

Foto: Inatel

O projeto desenvolvido pelo Inatel foi apresentado aos Ministérios de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Economia e Saúde. O diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, afirma: “Desde o início da pandemia, colocamos à disposição do governo federal nossa competência e especialização como Instituição de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento de soluções necessárias para esse momento, contribuindo com a nossa sociedade”.

O ministro do MCTIC, Marcos Pontes, tem ressaltado a importância da ciência, tecnologia e inovação no combate à Covid-19. “A ciência é a única arma que temos que pode atacar diretamente a causa do problema, que é o vírus”, diz Pontes.

O objetivo do projeto é que 50 unidades do equipamento sejam produzidas em 90 dias. Depois, a produção pode passar para até 100 unidades diárias do ventilador.

Fonte: olhardigital, g1.globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Jogadores de PC e Consoles estão desligando o crossplay em COD: Black Ops Cold War por motivos diferentes

Na Beta! Call of Duty: Black Ops Cold War está disponível para PlayStation 4, Xbox One e P…