A AMD está trazendo budget CPUs com o Ryzen 3 3100, um CPU quad-core de US $ 99 com base em sua arquitetura Zen 2 de última geração. É uma entrada atrativa para a linha Zen 2, e pode encontrar um público ainda maior do que o esperado, se um overclock de 4,6 GHz for comum nesse chip.

Não sabemos se será esse o caso, mas um benchmark no Geekbench 5 compartilhada por @_rogame (via TechRadar) mostra o chip nessa frequência.

É um dos vários vazamentos sobre o 3100, antes de sua estreia no mercado. Esse tipo de coisa é normal para um processador (ou GPU) recém-lançado que ainda não está disponível para compra, mas o que não é necessariamente comum é ver esse desempenho em overclock em uma CPU de baixo custo.

Para referência, o chip de 4 núcleos?8 threads ostenta um base clock de 3,6 GHz e um boost clock máximo de 3,9 GHz em stock. Ele também possui 16 MB de cache L3, um TDP de 65 W e a mesma arquitetura que outros processadores Zen 2, incluindo o suporte ao PCIe 4.0 quando emparelhado com uma placa-mãe X570 ou a futura B550.

Colocando o 3100 com uma placa-mãe X570 é uma combinação um tanto estranha, já que a grande maioria das placas X570 custa mais de US $ 200. Realmente, só faz sentido seguir esse caminho se você decidir colocar uma CPU Ryzen mais rápida em seu sistema em algum momento no futuro.

Dito isso, a combinação de uma CPU 3100 por cerca de US $ 99 (dependendo de onde o preço chegar) e uma placa-mãe B550 mais simples se tornam mais atraentes, supondo que você escolha uma que seja adepta ao overclock.

No que se refere ao Geekbench 5, a lista indica que o OC de 4.6GHz foi alcançado em uma placa-mãe ASRock X570 Pro4. No entanto, o @_rogame também descobriu recentemente uma descrição no banco de dados 3DMark mostrando os 3100 rodando a 4,5 GHz em uma placa-mãe Asus TUF B450M-Pro Gaming.

Fonte: PCGAMER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…