Dispositivos móveis como o Mi 10 Pro e o Galaxy S20 Ultra foram lançados trazendo novas memórias do tipo LPDDR5. Quando comparado ao seu antecessor LPDDR4X, o protocolo apresenta ganhos de velocidade que podem atingir 50%. Esse tipo de memória, porém, tem foco em eficiência energética, e portanto é destinada a aparelhos com baixa quantidade de energia disponível, como smartphones e ultrabooks.

Sobra para dispositivos mais potentes, como laptops e desktops de alto desempenho o padrão DDR4, cujo sucessor, o DDR5, seguia existindo apenas no futuro. Pois esse futuro começa a se tornar realidade a partir de hoje, com a liberação de novos detalhes vindos da SK Hynix, uma das maiores fabricantes de memória do mundo.

Mais eficientes que os módulos anteriores, os novos chips DDR5 atingem velocidades impressionantes, iniciando em 3.200MHz e chegando a 8.400MHz. Além disso, a densidade aumentou significativamente. Enquanto chip DDR4 suportavam até 16Gb, o novo protocolo permite que o componente alcance 24Gb, 32Gb ou até mesmo 64Gb, o que deve abrir espaço para pentes de memória com capacidades muito maiores.

O novo protocolo deve também permitir que o sistema acesse a memória enquanto os dados são atualizados, o que não era possível com o DDR4. Isso se deve, entre outros motivos, por modificações requeridas para que a largura de banda seja maior.

Previsões indicam que memórias DDR5 devem representar cerca de 22% do mercado em 2021 e 43% em 2022. Os servidores devem receber o novo protocolo primeiro, com as plataformas EPYC Genoa da AMD e Sapphire Rapids da Intel tendo suporte confirmado. Ainda não se sabe quando veremos módulos do tipo chegarem ao mercado consumidor.

Fonte: tudocelular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Acer apresenta seis novos monitores gamer com alta taxa de atualização

A Acer apresentou seis novos monitores com foco em games. Isso quer dizer que eles chegam …