Entenda de onde veio, qual é a música e a origem do meme do caixão

Recentemente, vários vídeos com montagens que misturam cenas de finais trágicos com imagens de carregadores de caixão dançando ao som de uma música eletrônica se tornaram sensação na internet.

Esse mix de aleatoriedades tem sido compartilhado à exaustão no Whatsapp e nas redes sociais. E, é claro, alguns começaram a se perguntar se os dançarinos eram reais, de onde tinham surgido e o que eram os vídeos.

Abaixo, explicamos tudo o que você precisa saber para entender o meme do carregadores de caixão.

Quem são os carregadores de caixão?

O vídeo mostra alguns homens dançando e fazendo diferentes coreografias enquanto andam em uma espécie de marcha fúnebre. A impressão, ao vê-los pela primeira vez, é a de se tratar de uma possível brincadeira, mas não é.

Segundo uma reportagem feita em 2017 pela BBC, a tradição nasceu em Gana e foi criada pelo agente funerário Benjamin Aidoo. Ele quis acrescentar coreografias animadas ao trabalho e dá a opção de “solene ou espetáculo” aos seus clientes.

O fato pode parecer bastante diferente do que estamos acostumados no Brasil, mas no continente africano há diferentes tradições funerárias, como enterros festivos, para celebrar a vida, não necessariamente lamentar a morte.

Esses funerais com danças mais “felizes”, geralmente são dedicados às pessoas mais velhas, que viveram por bastante tempo e puderam aproveitar as coisas boas da vida.

Tradicionalmente, durante os enterros comemorativos, os seguradores de caixão dançam ao som de fanfarras, músicas tradicionais africanas e jazz.

Qual é o meme?

O que realmente se tornou viral recentemente foram as montagens com cenas de finais possivelmente trágicos que aparecem os carregadores dançando com um caixão, o que representaria que a pessoa do vídeo morreu.

O usuário do Twitter @morreuounao se dedicou a compilar diversas dessas montagens em sua página. Os vídeos utilizados são, em sua maioria, momentos nos quais as pessoas estão sendo filmadas enquanto fazem algo questionável, como colocar a cabeça dentro da boca de um crocodilo ou fazer parkour no parapeito de um edifício muito alto.

Assista abaixo:

Há também as versões com brincadeiras, como a mostrada abaixo. Um homem dança com a Mulher Elástico, de Os Incríveis, quando o Sr. Incrível aparece, claramente bravo:

E ainda tem uma versão dos carregadores de caixão com os próprios carregadores de caixão. Sim, é o meme dentro do meme:

Abaixo, você encontra uma compilação com diferentes versões.

Qual é a música do meme do caixão?

Os vídeos têm uma trilha-sonora certeira, pois o ritmo da música casa muito bem com as coreografias feitas pelos ganenses. A música se chama “Astronomia” e foi criada em 2010 pelo russo Tony Igy. Mas, é versão remix, “Astronomia 2k19”, feita pelo DJ Stephan F., que está no meme.

Ouça a música abaixo:

Versão derivada

Como tudo na internet, o meme dos carregadores de caixão já ganhou uma nova versão. Agora, os vídeos trazem cenas as quais dão certeza de que algo trágico vai acontecer, mas no último instante, a pessoa escapa. Então, no lugar dos dançarinos, aparece uma imagem de alguém vestido de Jesus, comemorando.

Em meio a Pandemia do Coronavirus, que tem matado milhares de pessoal pelo mundo, não há piada nisso, é muito sério, mais a prefeitura de Poços de Caldas Minas gerais exibe outdoors para que o povo escolha o isolamento, e não a dança do funeral

Fonte: jovemnerd

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Feliz aniversário NAGEL

Brother, desejamos tudo de bom pra uma pessoa querida como você! Muita saúde, paz, família…