WhatsApp Business para Android e iPhone ganha recurso Catálogo no Brasil: cada item pode ter perfil próprio com foto e preço

WhatsApp Business está recebendo um novo recurso chamado Catálogo: trata-se de uma lista de produtos e serviços oferecidos por uma empresa, como sabores de pizza vendidos por uma pizzaria. Cada item ganha um perfil próprio, com foto, preço e descrição; é possível enviá-lo na forma de uma mensagem para facilitar a compra. Isso está disponível no Brasil e em outros países, tanto para Android como iPhone.

O catálogo do WhatsApp Business pode funcionar como um cardápio ou vitrine, dependendo da empresa que utilizar essa funcionalidade. O WhatsApp menciona o exemplo de uma doceria chamada Sandra’s Cakes: ela cria um perfil para cada um de seus produtos, como cheesecake, cupcake de chocolate, bolo de cenoura e outros.

O cliente pode navegar pelo catálogo, e a empresa pode selecionar um dos itens para enviá-lo como uma mensagem. Por exemplo, o usuário pergunta qual seria uma boa ideia de sobremesa, e a Sandra’s Cakes envia o perfil do cupcake de chocolate.

Este recurso foi apresentado durante uma conferência em maio, junto a novidades como propagandas no Facebook e Instagram que levam direto ao WhatsApp; e anúncios nos Status, que serão lançados em 2020.

“Antes, as empresas tinham que enviar uma foto de produto por vez e fornecer informações repetidamente; agora os clientes podem ver seu catálogo completo diretamente no WhatsApp”, diz o comunicado oficial.

O catálogo fica hospedado nos servidores do WhatsApp e segue os Termos Comerciais do Facebook e a Política Comercial do WhatsApp. As regras proíbem anunciar bebidas alcoólicas, serviços de assinatura, qualquer tipo de dinheiro (inclusive criptomoedas), itens de entretenimento adulto, armas ou produtos e serviços ilegais.

Catálogo no WhatsApp Business

Como criar um catálogo no WhatsApp Business

Para criar um catálogo, é necessário ter a versão mais recente do WhatsApp Business. Então, faça o seguinte:

  • siga o caminho menu > Configurações > Configurações da empresa > Catálogo;
  • na tela que se abre, toque em Adicionar um produto ou serviço;
  • adicione uma ou mais fotos, nome e preço;
  • se quiser, insira uma descriçãolink para compra ou código de produto;
  • toque em Salvar;
  • adicione mais itens tocando no botão +.

O WhatsApp Business tem a função Catálogo nas versões para Android e iPhone; ela está disponível no Brasil, Alemanha, Índia, Indonésia, México, Reino Unido e EUA. Isso será expandido para o mundo inteiro “em breve”.

Fonte: tecnoblog.net via Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Discord finalmente deixa você trocar mensagens de texto em canais de voz

Depois de muita espera, canais de voz do Discord ganham bate-papo com mensagens escritas s…