Mais de 1.500 atletas – incluindo Neymar e Ronaldo Fenômeno – têm direito a indenização

O Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (SAPESP) publicou um comunicado nesta sexta (1º) relatando o parecer favorável da Justiça contra a Electronic Arts pelo uso indevido de imagem de mais de 1.500 jogadores profissionais nos jogos da franquia FIFA.

A sentença da juíza Marcia Tessitore, da 14ª. Vara Cível de São Paulo, condena a empresa a pagar uma indenização de R$ 5 mil reais fixos por aparição nos jogos, além de eventuais danos materiais pela reprodução da imagem dos jogos.

A ação do sindicato é registrada pelo uso dos jogadores nas séries FIFA entre os anos de 2005 a 2016 (com exceção de 2015) e FIFA Manager nos anos de 2006 a 2014.

Caso a utilização da imagem dos jogadores volte a ser utilizada em games futuros, o valor da multa pode chegar a R$ 100 mil por cada violação.

“Demos entrada no processo em novembro de 2016. A juíza da 14ª Vara Cível da Capital, Dra. Marcia Tessitore, foi muito criteriosa em analisar os diversos detalhes que compõe essa discussão, mas no final prevaleceu mesmo a falta de autorização que a empresa tinha para utilizar imagem dos jogadores”, declarou o presidente do sindicato, Ricardo Martorelli, no comunicado. “Com isso poderemos reparar a condição de uma gama considerável da categoria. Um aspecto importante. Além do dano material, a sentença traz a indenização por dano moral, questão que até então não vinha sendo considerada pelo judiciário.”

A indenização favorece os 1.535 atletas representados pela SAPESP ligado ao processo, incluindo figuras como Neymar, Ronaldo FenômenoRogério CeniValdívia, entre centenas de outros.

Por ser um julgamento em primeira instância, a Electronic Arts tem direito a recorrer a decisão.

Fonte: theenemy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Modern Warfare finalmente adiciona o recurso de contagem de mortes, mas isso vai te custar

A Infinity Ward resolveu a queixa frequente de que as mortes não aparecem no placar de Cal…