Hoje, dia 20 de novembro, como você sabe, é celebrado aqui no Brasil o Dia da Consciência Negra — data que, além de marcar a inclusão do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar do ensino médio e fundamental, feito que ocorreu em 2003, também marca o aniversário do falecimento de Zumbi, um dos ícones da história do nosso país e líder do Quilombo dos Palmares.

Viagem ao passado

Pois o designer Tom Carvalho, de Alagoas, decidiu pôr seus talentos em ação e fazer impressionante uma homenagem. Ele selecionou uma porção de fotos antigas (e reais!) capturadas durante o período da escravidão aqui no Brasil, restaurou as imagens digitalmente e colorizou os retratos — transformação que, como você verá a seguir, parece romper a barreira do tempo e nos transporta de volta àquele dramático momento histórico.

Entre as fotos — minuciosamente — processadas por Tom, existem imagens de escravos, assim como de negros recém-libertos, e a ideia por trás do projeto foi a de proporcionar uma visão mais realista da época da escravidão às gerações atuais e futuras, e expressar seu respeito pelas contribuições e pelo legado cultural deixado por esse sofrido povo.

Fonte: megacurioso via instagram.com/p/BqaM3c9nHOr/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Os segredos sombrios e malignos das casas de Hitler

As casas em que Adolf Hitler viveu foram cenários de eventos cruciais na perturbada vida d…