Nova carteira de identidade possui QR Code e pode incluir título de eleitor, carteira de trabalho e outros documentos

carteira de identidade (RG) está mudando: o novo modelo possui QR Code, tamanho menor e espaço para incluir número da carteira de motorista (CNH), título de eleitor, carteira de trabalho e previdência social, entre outros. Este documento será emitido em São Paulo a partir desta terça-feira (20), e deverá ser adotado por todos os estados do Brasil até março de 2020.

Novo RG

Será possível emitir o novo RG em todos os postos do Poupatempo de SP, seja para quem está tirando o documento pela primeira vez ou para quem vai obter a segunda via. Vale lembrar que o modelo antigo continua valendo: você não será obrigado a atualizar a carteira de identidade.

Há diversas mudanças importantes no RG. Ele ficou um pouco menor, com dimensões 96 x 65 mm (antes eram 105 x 75 mm), porém traz mais informações. Você poderá incluir, opcionalmente, os números dos seguintes documentos:

  • título de eleitor
  • carteira de trabalho e previdência social (CTPS)
  • certificado militar
  • carteira nacional de habilitação (CNH)
  • documento de identidade profissional
  • carteira nacional de saúde (CNS)
  • NIS, PIS ou PASEP

Para incluir esses números, será necessário levar cada um dos documentos originais até o Poupatempo; vale ressaltar que isso é opcional. O RG também virá com o CPF e, se houver, o DNI (Documento Nacional de Identidade).

É possível informar seu tipo sanguíneo no novo RG; isso precisa ser comprovado através de sua carteira de doação de sangue ou de um exame médico. O documento também poderá incluir indicativos para portadores de necessidades especiais e códigos referentes ao CID (Código Internacional de Doenças).

O novo RG possui QR Code na parte interna, algo que o estado de São Paulo já fazia no modelo antigo; a ideia é aumentar a segurança contra falsificações.

Novo RG chegará a todo o Brasil até março de 2020

O documento foi padronizado em todo o Brasil com o decreto 9.278/2018, e precisará ser implementado em todos os estados até março de 2020. Acre, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná já emitem o novo modelo de RG, assim como o Distrito Federal.

O decreto também prevê um RG em cartão de plástico, em vez de papel, com dimensões ainda menores (85,6 x 54 mm) e microchip de aproximação. Ele traz as mesmas informações da versão que descrevemos acima, incluindo o QR Code e o número de documentos como a CNH. Esta versão não está sendo emitida em SP, mas pode ser encontrada no MT.

E a ICN (Identificação Civil Nacional), criada por uma lei de 2017, que vai reunir os números do RG, CPF e título de eleitor? Ela deverá incluir dados biométricos obtidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas essa base de dados ainda não está pronta; por isso, o documento não deve ser emitido antes de 2020.

O novo modelo de RG em São Paulo:

Novo RG

Fonte: tecnoblog.net via Governo de SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Oi negocia venda de segmento móvel para TIM e VIVO, dizem fontes

A Oi está em negociações com a espanhola Telefónica (dona da Vivo) e com a Telecom Italia …