A firma de estudo de mercado ‘Jon Peddie Research’ acabou de lançar os resultados do segundo trimestre do ano, do mercado de placas gráficas, e é oficial… A AMD ultrapassou a NVIDIA! Algo que já não acontecia há 5 anos. (A AMD conseguiu meter mais 9.85% GPUs no mercado, em relação ao primeiro trimestre.)

Enquanto a NVIDIA manteve os mesmos valores do primeiro trimestre, a AMD teve uma subida bastante interessante de quase 10%!

Contudo, é preciso ter em conta, que estes dados são referentes a todos os tipos de GPUs, incluíndo os que a AMD vende para a Sony, Microsoft, e claro, os iGPUs que podemos encontrar nos seus APUs. Que como deve saber, é uma área em que a NVIDIA não tem grande presença de mercado.

Ainda assim, acaba por ser interessante saber que a última vez que a AMD liderou nos ‘shipments’ foi quando a Radeon R9 290X era a placa gráfica mais rápida do mercado! Tendo sido lançada no ano de 2013.

Total Graphics Market Share
Q2’19
Market Share Last Year
Unit Growth YoY
Market Share Change YoY
Last Quarter
Share % Change
Qtr. to Qtr. Share % Difference
AMD
17.2%
14.8%
4.1%
2.4%
15.7%
9.2%
1.5%
Intel
66.9%
68.2%
-12.2%
-1.4%
68.2%
-2.0%
-1.4%
Nvidia
16.0%
17.0%
-15.9%
-1.0%
16.1%
-0.6%
-0.1%
Total
100.0%
100.0%
-10.4%




Como é que a AMD conseguiu este feito? Afinal de contas, a NVIDIA é quem manda na gama alta!

O regresso ao sucesso das placas gráficas AMD acaba por ser algo bastante curioso. Visto que a AMD não tem uma única placa gráfica capaz de competir com a NVIDIA nas gamas mais altas. Além disso, também está um pouco atrasada nas tecnologias mais recentes, como o Ray Tracing.

Isto já para não falar, que nem sequer tem uma extensa gama de placas gráficas! A nova arquitetura Navi, só deu origem a 2 placas gráficas, a RX 5700 e RX 5700 XT. A grande maioria das placas, são ainda baseadas em arquiteturas antigas.

Dito isto, é provável que o preço consiga convencer vários clientes… Contudo, ao vender produtos a um preço muito baixo, é normal que a NVIDIA consiga margens bastante mais altas, mesmo tendo em conta que vende menos unidades.

Ainda assim, com a AMD a ganhar tracção no mercado de placas gráficas, pode ser uma questão de tempo, até que a NVIDIA se sinta ameaçada. O que obviamente é simplesmente brutal para o consumidor! Concorrência = Melhores produtos + Preços mais baixos.


AMD ultrapassou a NVIDIA pela primeira vez em 5 anos! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte: leak.pt via tomshardware

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

FIFA 20: Saiba como usar o Web App do game

https://www.easports.com/fifa/ultimate-team/web-app/ Tenha domínio total sobre sua equipe …