Após o lançamento dos novos Ryzen de 3ª geração, muitos já questionavam a posição de liderança no mercado de CPUs que hoje pertence à Intel, mas pelo visto essa dominância está chegando ao fim.

De acordo com estatísticas vindas do Danawa Research, uma empresa dirigida pela Danawa, uma das maiores varejistas da Coreia do Sul, os processadores Ryzen ultrapassaram os Intel Core em participação de mercado, com aumento de 50,23%, e número de vendas, subindo 51,72%, após o lançamento da sua nova linha com CPUs na microarquitetura Zen2.

Além disso, a empresa também analisou as pesquisas feitas em seu site sobre o interesse nos produtos das duas fabricantes de processadores, e após o lançamento dos Ryzen 3000, a AMD registrou um aumento expressivo de cliques, onde 71,39% dos usuários pesquisavam sobre produtos da empresa de Lisa Su, enquanto a procura pelos processadores Intel Core teve queda para os 28,61%.

Apesar desse aumento impressionante no interesse dos usuários, em questão de vendas, a Intel ainda possui o processador mais vendido pela Danawa, posto esse conquistado com o Intel Core i5-9400F, com 14,55% das vendas do site durante os dias 6 a 11 de julho, porém, seguido pelo lançamento Ryzen 7 3700X, com 10,34%. Em terceiro lugar, aparece o Intel Core i7-9700K, que é seguido por três processadores Ryzen (R5 3600, R5 2600 e R9 3900X), assim mostrando a força da AMD no atual cenário de mercado.

Análise – Intel Core i5-9400F

Essa tendencia de crescimento das vendas dos novos Ryzen também está sendo visto no Japão, onde segundo o site BCN Retail, que reúne estatísticas de vendas de diversos varejistas do país, a AMD já ultrapassou a Intel no quesito participação de mercado, com 50,5% das CPUs vendidas na última semana do mês de julho, antes mesmo do lançamento da terceira geração dos processadores Ryzen.

Mas caso não tenha se convencido que a AMD começa a ganhar força para assumir de vez a liderança no mercado de CPUs, o PassMark, famoso site que coleta dados de milhares de testes feitos pelo software de benchmark da empresa, mostra que a AMD teve seu maior salto de participação no mercado em 5 anos. Na última estatística, feita durante o primeiro trimestre desse ano, os CPUs Intel Core tiveram uma queda de 76,90% para 70,70%, enquanto a AMD aumentou sua presença no mercado de 23,10% para 29,30%.

Será que a tão esperada virada por parte da AMD está em processo de andamento, ou ainda veremos a Intel dominar o mercado de CPUs?

Fonte: adrenaline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Cartas do Fronte: Competitivo do Battlefield V é cancelado e informações do futuro do jogo

O produtor sênior da DICE, Ryan Mcarthur, aproveitou para falar sobre os acontecimentos e …