A Microsoft está trabalhando para tornar a marca Xbox mais presente nos computadores e um grande passo foi dado esta semana: a barra de jogos do Windows 10 ganhou diversas funcionalidades e integrações úteis para a hora do gameplay. As novidades já podem ser testadas no beta do sistema operacional e devem chegar para todos os usuários em breve.

Além de trazer as ferramentas já conhecidas da Xbox Game Bar, como gravação e transmissão de partidas, a nova versão do programa traz uma série de overlays para serem utilizados durante a jogatina. A imagem abaixo mostra a interface em funcionamento, com diversos widgets que podem ser anexados na área que é aberta quando a barra de games é ativada.

Imagem: The Verge

Uma das principais adições, e que vai agradar muitos PC Gamers, é um medidor de performance que permite acompanhar o desempenho do processador, placa de vídeo e também da memória RAM enquanto um jogo está sendo rodado. A funcionalidade traz informações básicas e resumidas, mas já é um grande avanço.

Outro widget que aparece é o gerenciador de áudio, que é similar ao presente no Windows 10 e pode ser usado diretamente no overlay. A ferramenta permite ao jogador controlar o som de diferentes fontes rapidamente, uma ótima adição para quem é criador de conteúdo ou gosta de ouvir música enquanto está jogando. O serviço de streaming Spotify também será integrado à barra e poderá ser controlado durante o gameplay.

Imagem: Onmsft

 

Além das ferramentas citadas, os usuários também podem utilizar o sistema de conversa do aplicativo do Xbox e também anexar a janela de capturas de tela, que ganhou um recurso de edição rápida e compartilhamento no Twitter. Com todas essas novidades, a barra de jogos nativa do Windows 10 começa a ganhar mais força na batalha contra outras soluções do tipo, como o Nvidia GeForce Experience.

Os aprimoramentos na Xbox Game Bar mostram que a Microsoft ainda está de olho no mercado de games para computador e está interessada em melhorar seus serviços no setor. No ano passado, o chefe da divisão de games da empresa, Phil Spencer, disse que ainda existe muito trabalho a ser feito para melhorar o Windows 10 como plataforma para jogos.

Na época, o executivo ainda prometeu que vai aprimorar a Microsoft Store, um dos principais pontos de crítica da comunidade quando o assunto são games no sistema operacional. Em 2018, o CEO da companhia, Satya Nadella, também disse que o serviço Xbox Game Pass deve ser lançado para computadores futuramente, algo que traria muita atenção para o lado gamer do Windows 10. Com isso em mente, é de se esperar que a companhia “arrume a casa” antes de tamanha investida.

Fonte: adrenaline via: Onmsft , The Verge

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Como habilitar a nova função do Chrome para poupar memória RAM

O Google Chrome é um dos navegadores mais utilizados no mundo, possuindo versões para comp…