As razões das construções de bases militares podem não durar por décadas, porém as estruturas permanecem em pé com o passar dos anos – mesmo que tenham perdido suas finalidades temporárias. Quando essas grandes locações ficam completamente abandonadas e sem o passar pelo devido cuidado, o cenário pode ser um tanto desolador. A ferrugem, as pichações e as ruínas tomam o lugar do que um dia foi um ativo centro de operações militar. Veja abaixo alguns exemplos de bases militares que hoje estão completamente abandonadas:

1 – Fort Ord, Estados Unidos

Uma das maiores bases militares dos Estados Unidos, o Fort Ord teve suas instalações fechadas em 1992. Entre as estruturas, está uma piscina olímpica e diversos edifícios que possuem vista para o mar, além de inúmeras barracas que estão jogadas ao relento. A comissão BRAC decidiu transferir os militares para a base de Fort Lewis, deixando Fort Ord sem ninguém.

2 – Duga-3, Ucrânia

Esse gigantesco paredão de antenas era parte de um radar extremamente potente da URSS, nos tempos da União Soviética. Graças aos sons originados pelas antenas alinhadas, o Duga-3 foi batizado de “Pica-pau Russo”. Como ele está localizado perto da Usina de Chernobyl, ele foi abandonado e é considerado radioativo.

3 – Base Submarina de Saint Nazaire, França

Essa instalação militar foi criada pelos alemães na cidade de Saint Nazaire durante o período da Segunda Guerra Mundial. Como o local foi bombardeado durante os confrontos militares, ele foi posteriormente abandonado por não poder mais abrigar pessoas e não servir mais o seu propósito.

4 – Atol Johnston, Estados Unidos

O Atol Johnston está localizado no meio do Oceano Pacífico, próximo do Havaí, e foi utilizado para realização de testes nucleares – assim como depósito de armas químicas. Durante a Segunda Guerra Mundial, o atol serviu como base aérea dos Estados Unidos, porém em 1958 passou pelos testes nucleares que marcaram a região.

5 – Torres Antiaéreas, Áustria e Alemanha

Conhecidas em alemão como Flaktürme, essas torres foram construídas pelos alemães em diferentes cidades da Alemanha e Áustria com posições estratégias. O principal objetivo delas era bloquear os sinais de radar das aeronaves dos Aliados e banir seus meios de comunicação.

6 – Base Aérea Subterrânea Zeljava, Croácia

A construção desse local começou em 1948 e só terminou 20 anos depois, tornando-se um dos investimentos militares mais caros da Europa na época. Quando os confrontos na Iugoslávia começaram, a base possuía diversas bombas e armamentos armazenados que foram utilizados durante a guerra.

7 – Maunsell Forts, Mar do Norte

Essas bases militares parecem ter saído de um filme de ficção-científica antigo e foram construídas para defender o Reino Unidos dos submarinos alemães. Hoje são heranças da Segunda Guerra Mundial no oceano, sem qualquer finalidade atual.

Fonte: megacurioso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Os 10 brinquedos mais caros de todos os tempos

As crianças se contentam com brinquedos de todos os tipos, sendo que às vezes os simples p…