Kinect pode não ter sido o acessório mais amado do mundo quando a Microsoft forçou sua venda na caixa do Xbox One, mas sua tecnologia segue sendo bastante explorada em outros segmentos da tecnologia, principalmente na pesquisa e desenvolvimento. É por isso que agora o periférico evoluiu para uma nova versão: o Azure Kinect Developer Kit.

Levando “Azure” até no nome, fica claro que essa nova versão do Kinect usa o famoso “poder da nuvem” para funcionar. A Microsoft recomenda seu uso especialmente para o desenvolvimento de Inteligência Artificial. Usando a plataforma Azure, o Kinect vai demandar menos performance dos sistemas locais em suas aplicações, usando IA na profundidade de imagens ou sendo pareado com outros Kinects dessa nova geração para criar o mapeamento 3D de um ambiente, por exemplo.

O Azure Kinect Developer Kit vem com todos os sensores do Kinect tradicional, um conjunto de sete microfones e uma câmera RGB de 12MP, além da câmera de profundidade de 1MP, com sensor ToF (time-of-flight).

O gadget acaba de ser anunciado no mercado, pelo preço sugerido de US$ 399, mas o acessório já está sendo usado em alguns locais. A marca Ocuvera, por exemplo, criou um sensor especializado para cuidados hospitalares usando a nova versão do Kinect. Ele foi programado usando IA para detectar quando um paciente está para cair e alertar o pessoal responsável para prestar socorro antes mesmo que o tombo aconteça.

 

O produto vai ser inicialmente disponibilizado apenas nos EUA e China.

Fonte: adrenaline via The Verge

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Apple funda estúdio próprio com sequência de “Band of Brothers”; serviço terá série com Jason Sudeikis

A pouco mais de duas semanas para a estreia do Apple TV+, as notícias da platafo…