Kinect pode não ter sido o acessório mais amado do mundo quando a Microsoft forçou sua venda na caixa do Xbox One, mas sua tecnologia segue sendo bastante explorada em outros segmentos da tecnologia, principalmente na pesquisa e desenvolvimento. É por isso que agora o periférico evoluiu para uma nova versão: o Azure Kinect Developer Kit.

Levando “Azure” até no nome, fica claro que essa nova versão do Kinect usa o famoso “poder da nuvem” para funcionar. A Microsoft recomenda seu uso especialmente para o desenvolvimento de Inteligência Artificial. Usando a plataforma Azure, o Kinect vai demandar menos performance dos sistemas locais em suas aplicações, usando IA na profundidade de imagens ou sendo pareado com outros Kinects dessa nova geração para criar o mapeamento 3D de um ambiente, por exemplo.

O Azure Kinect Developer Kit vem com todos os sensores do Kinect tradicional, um conjunto de sete microfones e uma câmera RGB de 12MP, além da câmera de profundidade de 1MP, com sensor ToF (time-of-flight).

O gadget acaba de ser anunciado no mercado, pelo preço sugerido de US$ 399, mas o acessório já está sendo usado em alguns locais. A marca Ocuvera, por exemplo, criou um sensor especializado para cuidados hospitalares usando a nova versão do Kinect. Ele foi programado usando IA para detectar quando um paciente está para cair e alertar o pessoal responsável para prestar socorro antes mesmo que o tombo aconteça.

 

O produto vai ser inicialmente disponibilizado apenas nos EUA e China.

Fonte: adrenaline via The Verge

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

TIM instala antena 5G da Huawei para testes em Florianópolis

TIM testa 5G na frequência de 3,5 GHz em Santa Catarina; Claro e Oi pedem que Brasil não e…