O PCI-SIG divulgou nessa semana a ratificação da versão 0.9 do padrãoPCIe 5.0, o que significa que devemos ver os primeiros produtos para o mercado empresarial em breve. O novo padrão alcança velocidades até duas vezes maiores que o PCIe 4.0, que mal vimos começar a ser implementado ainda na maioria dos dispositivos.

Site oficial do PCI-SIG

O PCIe 4.0, que deve aparecer em breve na plataforma AMD Ryzen de terceira geração, oferece uma banda de até 64GBps, enquanto o PCIe 5.0 alcança os 128GBps. E não é que a nova versão do padrão chegou muito cedo, é a quarta que atrasou mesmo. O PCI-SIG tem um ciclo de aproximadamente dois anos para divulgação das novas versões da conexão, mas o PCIe 4.0 levou sete anos para começar sua introdução, em 2017

A ideia do PCI-SIG é que o 4.0 e o 5.0 vão coexistir por um bom tempo. O PCIe 4.0 deve ser ainda popularizado em computadores domésticos, enquanto o PCIe 5.0 vai ser usado em dispositivos que exigem o máximo de suas conexões, como GPUs para trabalho com IA e aplicações em rede.

A organização pretende ratificar a versão final 1.0 do PCIe 5.0 ainda neste trimestre, e os primeiros dispositivos compatíveis devem chegar este ano, com uma disponibilidade mais abrangente a partir de 2020.

 

 

Fonte: adrenaline

Um comentário

  1. Marcelo Nunes Costa

    19 de janeiro de 2019 em 18:49

    Que demais!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Servidores Hardcore no Battlefield V em 2020

Disponível desde os dias do Battlefield 2, os servidores Hardcore têm sido a experiência b…