Inicial Tecnologia, Telefonia Novo cabo submarino Brasil-Europa aumentará conexão de 20 GB/s para 40 TB/s

Novo cabo submarino Brasil-Europa aumentará conexão de 20 GB/s para 40 TB/s

3 min read
0
0
57

O Brasil vai ganhar mais um cabo submarino para se conectar com outros continentes via web. Atualmente, o país conta com um backbone direto para a Europa que é muito limitado, com capacidade de transmissão de apenas 20 GB/s. Agora, segundo a Agência Brasil, o novo caminho de fibra ótica aumentará consideravelmente as comunicações telefônicas, imagens e demais conteúdos para 40 TB/s.

Esse é um salto enorme para falarmos diretamente com o Velho Mundo, pois atualmente, em decorrência da deficiência na troca de dados, somos obrigados a utilizar caminhos mais longos — passando primeiro pelos Estados Unidos, que servem como um hub central de armazenamento e distribuição de nossas informações.

Assim, além de uma conexão sem “parada” no meio do trajeto, a novidade deve agilizar muito e reduzir bastante os custos de transmissão — e, sem intermediários, todo o processo também fica mais seguro. Os principais beneficiados, em um primeiro momento, são as redes de institutos de pesquisas e universidade do Brasil e do exterior. As operadoras podem ser beneficiadas, desde que demonstrem interesse em ampliar suas infraestruturas.

Mapa-múndi dos cabos marítimos. Fonte: Submarine Cable Map

A União Europeia já disponibilizou US$ 30 milhões para o início da implantação do projeto e não há previsão de valor total porque depende de um detalhamento que vem sendo analisado por um consórcio de empresas, que inclui a brasileira Telebras. Ao final, um conjunto internacional de bancos vai financiar toda a operação — em uma data que ainda está em aberto.

Fonte: tecmundo via AGÊNCIA BRASIL  INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Western Digital lança SSD portátil SanDisk Extreme no Brasil

SSDs SanDisk Extreme chegam em versões com 250 GB e 500 GB; preço inicial é de R$ 799 A li…

MAIS VISTOS

janeiro 2019
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Categorias

DISCORD

%d blogueiros gostam disto: