Se já aconteceu com você, te garanto que você não é o único. Nem será o último, já que isso pode acontecer sempre, mas há solução. Hoje analisamos o EaseUS Data Recovery Wizard, que promete resolver este problema.

Levante a mão quem nunca apagou os Arquivos do computador acidentalmente. Arquivos esses muito importantes, sendo que por vezes até no computador do trabalho isso acontece e parece que não há solução à vista. Felizmente há e uma das várias soluções que encontramos para software de recuperação de dados, que tem uma versão gratuita que nos permite recuperar variados arquivos.

O software não é muito pesado, já que apenas ocupou 40MB (segundo a indicação do Painel de Controlo do Windows), sendo que tanto há uma versão para Windows como para Mac. Além disso, também há um suporte de idiomas incrível, com 16 idiomas disponíveis, entre eles o Português do Brasil.

Bastou pouco mais de um minuto para instalar o programa no nosso computador, sendo que o programa tem uma interface muito intuitiva e de fácil utilização, o que permite fazer exatamente o que se quer. O EaseUS Software é tão simples que não oferece muitas opções, mas são as necessárias para o que se pretende fazer.

Então após a instalação, o primeiro passo é escolher que tipo de arquivos é que o programa deve procurar (imagens, documentos, etc), sendo que depois temoso de escolher em que localização procurar. Aqui há várias opções. Além dos discos rígidos, também é possível discos externos ou pens USB, o que é excelente e se torna numa excelente ferramenta.

Após isso é preciso fazer um “Scan” e procurar os vários arquivos que entram nas nossas pré-definições, o que, como é normal, deverá demorar uns minutos. Mas tendo em conta o tamanho do meu disco rígido, nem demorou muito tempo. No final é simples, é procurar o sítio onde sabemos que o nosso ficheiro estava e recuperá-lo.

A própria EaseUS afirma que são precisos apenas 3 simples passos para recuperar a informação perdida. Entrar no programa, fazer uma pesquisa e,

depois recuperar. É mesmo assim tão simples, apesar de a parte final de recuperar os arquivos ser um pouco mais longa.

A EaseUS tem disponível uma versão grátis, a que foi testada, mas também algumas versões pagas do software. A versão grátis tem uma limitação de 2GB de dados para poderem ser recuperados. Apesar de começar com 500MB, é possível ir aumentando este valor após partilhar o software nas redes sociais.

A verdade é que estes 2GB poderão ser suficientes, já que este tipo de programas pode não ser daqueles que temos permanentemente instalados no nosso computador (dependendo da pessoa, claro). No entanto, as versões pagas permitem retirar todos os limites de recuperação de dados com EaseUS, o que é muito interessante.

Além disso, as versões pagas também garantem suporte técnico por parte da EaseUS e atualização para sempre. Neste momento, o EaseUS Data Recovery Wizard encontra-se na versão 10.8, mas tem sofridos várias alterações durante os últimos anos, portanto esta possibilidade de atualização é muito bem vinda.

Uma das versões Pagas, a versão Pro + WinPE, permite que o programa de recuperação de arquivos recupere dados em dispositivos que não tenham um sistema operativo para iniciar. Além disso, permite que o mesmo não esteja instalado no computador.

Não há dúvidas que este software é muito intuitivo e simples de usar, já que pretende-se soluções fáceis. Além disso, o programa em si ocupa pouco espaço, o que é bom.

Agora a pergunta é: Recupera sempre os arquivos? Não. Tecnicamente, só é possível recuperar os dados de arquivos que não tenham sido reescritos, isto é, se a área do disco onde estava o ficheiro que procura já foi reescrita, não é possível recuperar.

Felizmente que a maioria dos utilizadores precisam deste tipo de programas ocasionalmente, a não ser que sejam utilizadores demasiado distraídos e que apaguem arquivos importantes muitas vezes. No entanto, há que lembrar do limite de 2GB de dados recuperados, já que o número não é infinito e, se o fizer muitas vezes, aconselho a compra do programa, que poderá ser muito benéfico.

Pontos a Favor:

  • Rápida Instalação
  • Intuitivo
  • Recuperação profundaR
  • Versão Mac

Pontos Contra:

  • Espaço de recuperação limitado (Você pode recuperar até 500MB com este software gratuito, ou até 2GB se clicar no botão de compartilhamento no assistente!)
  • Pode haver arquivos que não são recuperáveis

Então a versão Pro EaseUS Data Recovery Wizard Professional , ou superior, deverá ser a melhor opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Battlefield V: Como criar um servidor (Jogos da Comunidade 2019)

Vejam como ficou a criação dos Jogos da Comunidade (Servidores Privados) já disponível no …