Um navio russo desaparecido há 113 anos foi achado no litoral da ilha de Ulleungdo, que fica a 120km ao leste da Península da Coreia. O cruzador Dmitrii Donskoi teria sido afundado em maio de 1905, durante a guerra entre a Rússia e o Japão. De acordo com relatos da época, a embarcação carregava barras e moedas de ouro no valor de o equivalente a R$ 500 bilhõese dinheiro em espécie para o pagamento de pessoal da Marinha russa.

Dmitrii Donskoi

O Dmitrii Donskoi foi envolvido na batalha de Tsushima, que terminou com vitória da Marinha japonesa. De acordo com reportagem do “Daily Telegraph”, o ouro foi transferido ao cruzador à medida que outros navios da frota iam afundando após ser atingidos por canhões nipônicos. O Dmitrii Donskoi foi atingido por disparos inimigos quando fugia para Vladivostok (Rússia).

Durante vários anos, a empresa caçadora de tesouros sul-coreana Shinil Group trabalhou para identificar com precisão a localização do Dmitrii Donskoi. Uma força-tarefa reunindo companhias de China, Canadá e Reino Unido foi criada para recuperar o ouro em águas da Coreia do Sul.

Wreck of Russian warship found, believed to hold gold worth $130 billion from CNBC.

“Localizamos coisas que parecem caixas de tesouro, mas ainda não as abrimos”, disse a Shinil Group em nota oficial divulgada pela agência estatal sul-coreana Yonhap.

Dmitrii Donskoi

Ao todo, são 5.500 caixas, pesando 2.000 toneladas.

Parte do ouro será entregue à Rússia. A Shinil prometeu, ainda, gastar 10% do valor retirado do cruzador em investimentos em Ulleungdo, que vive do turismo doméstico.

 

Fonte: page-not-found

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Os segredos sombrios e malignos das casas de Hitler

As casas em que Adolf Hitler viveu foram cenários de eventos cruciais na perturbada vida d…