Intel anunciou que irá lançar seu primeiro chip gráfico dedicado em 2020. O anúncio foi feito por Brian Krzanich, CEO da Intel, para analistas de mercado. Para quem já está imaginando seu PC com uma placa de vídeo Intel, melhor ir mais devagar: o foco da empresa será a computação de alta performance (HPC) e inteligência artificial. Se quiser gráficos da Intel, o jeito é seguir no integrados no processador.

Raja Koduri, chefe de gráficos e iniciativas de computação da Intel.

Placas de vídeo possuem alta performance em processamento de funções complexas como inteligência artificial e deep learning, e a Intel não quer ficar de fora desse mercado que vem se expandindo rapidamente. Alguns rumores apontavam para um lançamento na CES 2019, porém esse ciclo de desenvolvimento seria curto demais. Considerando que leva em torno de três anos para finalizar uma nova microarquitetura, mesmo o anúncio para 2020 pode ser considerado um prazo ousado para a Intel chegar ao mercado.

Atualmente a Nvidia é a líder de mercado, e tanto ela quanto a AMD saem com ampla vantagem em relação a Intel na disputa desse segmento. Enquanto a Nvidia tem investido na microarquitetura Volta em seus lançamentos recentes, a AMD vem apostando em tecnologias como a Vega e recursos como o Infinity Fabric para escalonar sistemas de alta performance. Até 2020 ambas as empresas já terão refinado suas microarquiteturas (a AMD já mostrou até produtos em 7nm) enquanto a Intel chegará com sua primeira geração e com todas as dificuldades que estrear uma nova tecnologia trás.

Fonte: adrenaline via marketwatch

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Verifique também

Smartphone dobrável da Samsung chega no primeiro semestre de 2019

Primeiro lote de smartphones terá quantidade limitada de pouco mais de um milhão de unidad…