Sabe aquela história das loot boxes de Star Wars Battlefront II? Pois é, está longe de acabar. E agora, como diria Gabriel o Pensador, “a polêmica chegou até o congresso”. Ou melhor, Senado. Chris Lee, representante do estado do Havaí no Senado dos Estados Unidos, convocou uma coletiva de imprensa para abordar o tema, pedindo que a EA seja investigada por “práticas predatórias”.

A preocupação de Lee é com o caráter de “apostas” que loot boxes trazem para os games. No pensamento dele, o que acontece é que a pessoa paga para tirar itens “na sorte”. Algo semelhante a uma mecânica de jogos caça-níqueis. E, como apostar é proibido nos Estados Unidos até que alguém se torne maior de idade, com 21 anos, não deveria haver recursos parecidos em games que atingem crianças e adolescentes.

Esse jogo é um cassino online temático de Star Wars, criado para fazer com que as crianças gastem dinheiro. É uma armadilha. Precisamos tomar cuidado e fazer com que, principalmente, crianças, menores de idade, que não têm maturidade para apostar, sejam proibidas de participar destes ciclos que fazem com que tantas pessoas gastem centenas de dólares em jogos online – declarou.

 

“The mixing of money and addiction is gambling” – A mistura de dinheiro e vício é o jogo

Sean Quinlan, outro representante do estado, enfatizou que Star Wars Battlefront II é um jogo cujo marketing é voltado para jovens jogadores. Segundo ele, é um “título AAA, do maior estúdio de jogos do mundo, com a franquia mais popular do mundo, e voltado para crianças”. Para Quinlan, o grande problema é que este tipo de microtransação é desenhada explicitamente para atacar o psicológico dos jogadores.

Elas são desenhadas da mesma forma que jogos de cassino. E jovens adultos e crianças são particularmente vulneráveis, como psicólogos e outros especialistas já afirmaram diversas vezes. Estes mecanismos de exploração e marketing não deveriam ser utilizados em jogos que são voltados para estes públicos, e talvez devam ficar fora de qualquer tipo de games – frisou.

Star Wars Battlefront II já está disponível no PlayStation 4, além de PC e Xbox One, mas a repercussão do jogo vem sendo mais negativa por causa das polêmicas do que positiva pela sua qualidade. Há relatos, inclusive, de que a Disney, dona da marca Star Wars, está bem chateada com esse fato, que acontece a algumas semanas do lançamento de mais um filme da saga, Star Wars: The Last Jedi.

Confira o vídeo da coletiva:

Fonte: meups4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Magazine Luiza anuncia compra do Jovem Nerd e entra no mundo da cultura pop

O Magalu anunciou nesta quarta-feira (14) a aquisição do Jovem Nerd, uma das maiores plata…