A Polícia Judiciária Civil (PJC) investiga a morte de uma adolescente de 16 anos, encontrada morta dentro de uma lagoa na cidade de Vila Rica (1.259 km de Cuiabá), na manhã desta terça-feira (11). Existe a suspeita de que a menina tenha cometido suicídio por conta de um jogo chamado de ‘Desafio da Baleia Azul’, onde o objetivo é fazer com que os adolescentes realizem uma série de missões chocantes e, no fim, tirem a própria vida. Entenda os detalhes como funciona essa Desafio da Morte.

A assessoria de imprensa da Polícia Judiciária Civil (PJC) informou que a adolescente havia desaparecido às 03 horas. Familiares contaram que ela teria deixado uma carta, avisando que cometeria o suicídio por conta do desafio. O corpo da menina foi encontrado por volta das 14 horas desta terça-feira, dentro de uma lagoa na cidade.

O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para fazer a retirada do corpo. Os chinelos da jovem foram encontrados ao lado da lagoa, o que indicou o local. A principal linha de investigação da polícia vai de acordo com o que está sendo veiculado até o momento, de que o suicídio tenha sido por conta do desafio.

O celular da vítima foi apreendido e passará por perícia. A carta deixada para a família também está com a polícia, que analisará o documento. A mãe ainda contou que a menina começou a fazer cortes no braço, há aproximadamente dois meses. Na carta, ela teria explicado que o suicídio seria por conta do jogo.

‘Desafio da Baleia Azul’

Ainda não se sabe ao certo onde o ‘jogo’ teria se iniciado. Porém, acredita-se que ele venha da Rússia. O desafio funciona da seguinte forma: o ‘curador’ (controlador do jogo) envia diariamente, por 50 dias, um desafio, sempre às 4h02 da madrugada, para um grupo de pessoas, sob a pena de serem expostas na rede.

Os jogadores, que estão sendo controlados, devem postar em suas redes sociais uma prova de que completou o desafio. Ao todo, são 50 tarefas, sendo que na última a pessoa precisa tirar a própria vida. No Youtube, diversos vlogers já ‘aderiram’ ao ‘Desafio da Baleia Azul’ e incentivaram seus seguidores fazê-lo.

Confira o texto da PM de Vila Rica na íntegra:

“10°Comando Regional
Induzimento, instigação ou auxílio a suicídio
Art. 122 – Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça:
Pena – reclusão, de dois a seis anos, se o suicídio se consuma; ou reclusão, de um a três anos, se da tentativa de suicídio resulta lesão corporal de natureza grave.
Parágrafo único – A pena é duplicada:
Aumento de pena
I – se o crime é praticado por motivo egoístico;
II – se a vítima é menor ou tem diminuída, por qualquer causa, a capacidade de resistência.

1.1 – Objeto material: O tipo penal resume às condutas de induzir, instigar ou auxiliar o suicídio ou a tentativa dele que resultar em lesão corporal de natureza grave.

Blue Whale “Game”
Uma nova “moda” chegou à internet, sobretudo no Facebook. Iniciado na Europa, o Desafio da Baleia Azul está preocupando pais de todo o mundo.
O jogo, que foi criado na Rússia, consiste em uma série de 50 desafios, onde o último é tirar a própria vida. No Brasil, a rede social já registrou a criação de diversos grupos com este nome.

No município de Vila Rica existem pelo menos dois grupos de whatsapp , com a participação de jovens que trocam experiências sobre o desafio.

Ao longo do dia de hoje pudemos acompanhar a tragédia ocorrida em nosso município, que diante de levantamentos preliminares, trata-se de mais uma consequência da participação de jovens que realizavam os desafios do referido jogo.

Desenhar uma baleia no corpo com faca ou gilette, passar horas ouvindo músicas psicodélicas e virar a noite vendo filmes de terror são alguns dos desafios propostos do jogo, onde o desafio é lançado em grupos todos os dias às 4h20min.

Responsáveis de crianças e adolescentes devem ficar atentos aos detalhes, e ao menor sinal de que o menor está sendo influenciado por outras pessoas a realizar práticas que possam levar ao suicídio, devem imediatamente informar as autoridades policiais.”

Fonte: cenariomt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Feliz aniversário JoStAh

Brother, desejamos tudo de bom pra uma pessoa querida como você! Muita saúde, paz, família…