A Apple está processando a Qualcomm e quer US$ 1 bilhão em indenização. A empresa por trás do iPhone acusa a fabricante do Snapdragon de exercer um monopólio sobre as tecnologias de modem dos smartphones e aproveitar sua posição para cobrar taxas injustas e “extorquir” suas parceiras em contratos. Segundo a Apple, a Qualcomm “tem insistido injustamente em cobrar royalties de tecnologias com as quais eles não tem nada a ver”.

A Qualcomm tem propriedade sobre modems de smartphones que usam o popular padrão CDMA para se conectar às redes de internet das operadoras. Segundo a acusação da Apple, a empresa cobra royalties cada vez mais caros em novos smartphones que usam a tecnologia, mesmo quando as inovações não têm nada a ver com eles. O iPhone de 256GB tem que pagar mais royalties para a Qualcomm do que o de 128GB, por exemplo.

Além disso, a fornecedora de modems também construiu seu negócio num sistema de abates de valores que é perdido no caso de sua parceira mudar de fornecedora. A Apple passou a usa modems da Intel em alguns de seus iPhones, o que fez com que ela perdesse os valores abatidos com a Qualcomm.

A criadora de hardware para smartphones é mais famosa pelos seus processadores Snapdragon para dispositivos Android principalmente. Mas é interessante notar que seu negócio de licenciamento de royalties soma apenas um terço do dinheiro que entra na empresa, mas gera dois terços de seus lucros.

A Qualcomm, é claro, declarou que são injustas as acusações da Apple e que está “satisfeita” de ir a julgamento para expor as informações que a acusação estaria escondendo e provar a importância de suas tecnologias e seus royalties.

Fonte: adrenaline via forbes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Quando será corrigido o bug do Soldado Invisível no Battlefield V?

Na semana passada, a DICE lançou um update no Battlefield 5 somente para Xbox One a fim de…