Quer saber o quanto o Telegram evoluiu neste último ano?

Olá amiguinhos! Foi um ano realmente movimentado este, não é mesmo?

E que tal nós darmos aquela revisitada em todas as principais novidades que o nosso querido Telegram recebeu neste ano da graça de 2016? Nos acompanhe na sequência!

Dezembro

Lançamento da API do Telegraph para logins e acesso à estatísticas

Em novembro de 2016, foi lançado o Telegra.ph, ferramenta de publicação minimalista que permite criar artigos com formatação mais complexa e publicá-los para a Web com apenas um clique. Não há necessidade de entrar ou navegar por menus. Basta entrar no site, escrever seu artigo clicar em publicar, simples e fácil!

Porém agora, com o bot @Telegraph, é possível editar seus artigos já publicados!

Por meio do bot, basta fazer o login e gerenciar suas mensagens em quaisquer dispositivos. Além disso, ele apresenta estatísticas de visualização dos artigos.

Telegraph API

Lembre-se, o Telegraph não é destinado apenas para os usuários do Telegram. Qualquer um pode usar esta ferramenta de publicação. Para aqueles que estão sofrendo com as restrições de outros aplicativos de mensagens e não podem desfrutar do conforto oferecido pelo bot @Telegraph, foi criada uma API aberta para o Telegraph. E o que isso significa? Significa que os desenvolvedores podem programar bots para interação com o Telegraph nas outras plataformas também! Legal né?

Chats fixos e integrações de IFTTT

Chats fixos e integrações de IFTTT

Você provavelmente tem dezenas de bate-papos ativos no Telegram. E agora é possível fixar conversas importantes no topo da sua caixa de entrada.

Este recurso é valioso para equipes que coordenam seu trabalho no Telegram, por exemplo. Os chats fixos oferecem uma maneira fácil de manter chats relacionados ao trabalho acessíveis em uma ordem previsível sempre que você abrir Telegram.

IFTTT (If This Then That)

Que tal poder vincular sua conta do telegrama com mais de 360 outros serviços? Isso é possível por meio da criação de “receitas” (ou “Applets”) no IFTTT. E funciona desde a troca de informações entre redes sociais como Twitter e Instagram, a ferramentas de produtividade como o Gmail ou Pocket, aplicativos de entretenimento como o Spotify ou Pinterest, serviços em nuvem como o Dropbox ou Google Drive, e Internet das Coisas como termostatos Nest, LIFX ou lâmpadas e tomadas Philips Hue.

Não podemos esquecer de que o Telegram é o primeiro aplicativo de mensagens que é totalmente integrado com o IFTTT.

Você também pode convidar o @IFTTT bot para qualquer um dos seus grupos para que os membros possam interagir colaborativamente com seus serviços ou dispositivos.

Uma vez que a plataforma IFTTT suporta mais de 360 serviços, infinitas combinações são possíveis. Aqui estão alguns exemplos:

* Receba uma mensagem no Telegram quando e-mails importantes chegam;

* Sempre que você for mencionado no Twitter, enviar o tweet para o Telegram;

* Cada vez que você postar uma nova foto no Instagram, compartilhar com um grupo ou canal;

* Automaticamente twittar novas mensagens postadas em seu canal.

Confira o site IFTTT para uma lista completa dos Applets existentes para o Telegrama e não hesite em criar o seu próprio!

Outras novidades

Neste mês ainda tivemos mais novidades, como melhorias no editor de fotos (com rotação de alta precisão e novas opções de recortes), um novo modo para vídeos do YouTube e Vimeo (Picture in Picture – PiP), e o encaminhamento de mídias para os chats secretos.

Novembro

Leitura rápida e Telegraph

Leitura rápida e Telegraph

Este mês foi disponibilizada uma atualização muito interessante para produtores de conteúdo, que agora podem postar links de artigos publicados no Medium ou TechCrunch em seus grupos e canais que, automaticamente, o Telegram mostrará um botão denominado “Leitura rápida”, por meio do qual o usuário poderá ter acesso instantâneo ao artigo, mostrando imediatamente uma página limpa, sem propagandas nem quaisquer itens desnecessários, economizando assim o tempo e dados de conexão.

Vencedores do BotPrize 2016

Vencedores do BotPrize 2016

No início deste ano, o Telegram anunciou a competição BotPrize, uma iniciativa de premiação para os bots destaque (prêmios de 25.000 – 50.000), como forma de incentivo aos desenvolvedores. Neste mês, foram selecionados cinco bots para o primeiro lote de prêmios, perfazendo um total de mais de 200.000.

Bots premiados na primeira rodada:

Edição de foto

* @icon8bot – bot para aplicação de filtros para fotos usando redes neurais e tecnologia de aprendizado de máquina.

Produtividade

* @integram_bot – bot que permite configurar integrações com serviços de terceiros como Trello, gitlab, Bitbucket e muito mais.

Jogos

* @werewolfbot – bot do “Jogo do Lobisomem”, para grupos.

Namoro/Encontros

* @strangerbot – bot que conecta dois usuários aleatórios para conversarem anonimamente.

Finanças

* @octopocket_bot – um bot “carteira”, que permite que os usuários(dentro da União Européia) transfiram dinheiro uns aos outros.

Outubro

Jogos

Isso mesmo! Em outubro o Telegram lançou uma plataforma completa de jogos, que podem ser chamados para disputas individuais ou em grupo. Vale conferir!

Um dos principais bots de jogos é o @gamee. Experimente!

Setembro

Editor de fotos 2.0, Máscaras e GIFs

Agora você pode adicionar desenhos, máscaras, stickers e textos diretamente em suas fotos, antes de enviá-las! O Telegram, inclusive, identifica rostos em fotos e usa meta-dados de máscara para encontrar o alinhamento perfeito.

Além disso, agora é possível criar e publicar GIFs diretamente com a câmera do celular. Basta filmar e enviar o vídeo sem áudio. Ele será automaticamente convertido para GIF. Legal né?

Agosto

Stickers em destaque e nuvem pessoal

Os usuários do Telegram compartilham centenas de milhões de stickers todos os dias. Muitos destes são feitos pelos próprios usuários, usando fotos de amigos, políticos locais e memes. Outros são feitos por artistas profissionais do mundo todo. Agora o Telegram possui uma aba para mostrar os stickers destaque! Confere lá!

Além disso, agora “possuímos” oficialmente uma nuvem pessoal, para armazenarmos quaisquer tipos de conteúdos: arquivos, mensagens, links ou o que você quiser.

O mais legal é que você pode acessar tudo o que você armazena na nuvem a partir qualquer um dos dispositivos que você conectar. Isso pode servir como uma maneira simples, mas eficaz, de substituir serviços como Dropbox direto dentro do Telegram.

Junho

Rascunhos, PiP

Atualmente, o Telegram substitui o e-mail para comunicação empresarial para muitos de nossos usuários. Mas em aplicativos dessa categoria, muitas pessoas estão competindo por sua atenção. Às vezes elas podem interrompê-lo no meio da digitação de uma mensagem importante. Agora as mensagens inacabadas ficam destacadas e claramente visíveis na lista de bate-papo e este chat com um rascunho não enviado será movido para o topo. E já falamos que os rascunhos são sincronizados entre todos os dispositivos? Isso é nuvem! 😉

Além disso, o modo Picture in Picture (PiP) para vídeos do Youtube e Vimeo está disponível para usuários do Telegram no ambiente iOS.

Maio

Edição de mensagens e menção à usuários

Adeus aos erros tipográficos! No Telegram você pode editar o texto de suas mensagens depois de enviá-las. Isso funciona em todos os chats do Telegram, incluindo grupos, canais e conversas individuais.

Agora você pode também mencionar os membros em um grupo – mesmo que eles não tenham um nome de usuário. Basta digitar @ e selecionar quem você gostaria de abordar. Fácil!

Abril

Câmera instantânea e Toques 3D

Ao tirar fotos, mesmo uma fração de segundo pode fazer a diferença entre capturar o momento perfeito ou perdê-lo inteiramente. A partir deste mês, os usuários do iOS podem tirar fotos ou fazer vídeos de forma muito rápida. Para acessar a câmera rapidamente, basta tocar e segurar o botão de anexo!

E tem mais! Agora os usuários de iOS podem usar o 3D Touch para visualizar fotos e vídeos em qualquer lugar, incluindo os menus de anexo, o histórico de mensagens e a seção de Mídia Compartilhada. O mesmo vale para fotos de perfil: É isso mesmo, você não precisa mais ir em Informações do Chat para olhar as imagens em tamanho completo.

US$ 1.000.000 para desenvolvedores de bots!

US$ 1.000.000 para desenvolvedores de bots!

Boas notícias! Este ano, o Pavel Durov anunciou que daria um milhão de dólares para os desenvolvedores de bots, como forma de apoio à plataforma!

Os prêmios estão sendo distribuídos em 2016 e continuarão em 2017.

É desenvolvedor? Corre lá no blog do Telegram e participa!

Plataforma de bots 2.0

Plataforma de bots 2.0

No ano passado, o Telegram lançou a plataforma de criação de bots, que desencadeou a criatividade de milhares de desenvolvedores e revolucionou a forma como utilizamos aplicativos de mensagens.

Neste mês a API melhorou muito, com a implementação de botões, teclados embutidos, permissões de localização e edição de mensagens em tempo real. Os novos bots também podem gerar qualquer tipo de conteúdo para você compartilhar com amigos, incluindo documentos, MP3s, vídeos, stickers, animações e contatos.

Março

Supergrupos

A partir desse mês, o Telegram aumentou o limite de usuários em supergrupos para nada menos do que 5000 membros!

Ainda, agora os administradores do supergrupo podem informar todos os membros sobre notícias importantes usando mensagens fixas, que são exibidas na parte superior da tela do chat.

Também foi incluída a opção de tornar supergrupos públicos. Dessa forma, qualquer pessoa pode olhar todo o histórico do grupo e participar de maneira mais fácil. Também foram criadas ferramentas para combate a spammers e trolls, sendo possível apagar rapidamente todas as mensagens de um membro específico, bloqueá-las e denunciá-las.

Fevereiro

Canais 2.0

Neste mês foram implementadas diversas melhorias nos canais, como: copiar links para mensagens individuais dentro de um canal, poder enviar mensagens silenciosas que não irá notificar os assinantes e ativar assinaturas das postagens, para identificar os respectivos autores.

100.000.000 de usuários!

Precisa dizer mais algo?

15.000.000.000 de mensagens trocadas!

Precisa dizer mais algo[2]?

Mensagens de voz e chats secretos

As mensagens de voz no Telegram tiveram sua interface completamente refeitas, com visualizações em formas de onda, um novo player e funcionalidade de aumento de volume.

Além disso, agora é possível começar a ouvir uma mensagem de voz mais longa e mudar para outros chats, que ela continuará a ser reproduzida em segundo plano.

Outro recurso interessante implementado: Quando um chat estiver aberto, leve o telefone ao ouvido (como se estivesse recebendo uma chamada telefônica) para ouvir novas mensagens de voz ou gravar uma novo após o sinal (funciona somente em smartphones que possuam giroscópio).

Os chats secretos também passaram por melhorias, oferecendo suporte a previews, respostas, legendas em fotos e vídeos, compartilhamento de stickers, bots inline e GIFs.

Janeiro

Bots inline

Os bots são parte integrante do Telegram, mas a comunicação com eles nem sempre foi fácil. No início tinha que enviar as mensagens diretamente para eles, em seus chats separados ou adicioná-los aos seus grupos. No início do ano isso mudou com a implementação do recurso de bots inline!

Agora os bots tornaram-se onipresentes e podem ser usados como ferramentas em qualquer um dos seus chats, grupos ou canais, não importando se o bot é um membro ou não. Os bots inline podem ajudá-lo com dezenas de tarefas diferentes, como enviar rapidamente GIFs, fotos, vídeos do YouTube, artigos da Wikipédia, etc.

Como quase todo o resto do Telegram, os bots inline fazem parte de uma plataforma aberta, disponível gratuitamente para todos os desenvolvedores do mundo.

Ufa! Foi um ano cheio para os desenvolvedores do Telegram, não é mesmo? 😀

Após essa breve retrospectiva podemos perceber o quanto nosso querido Telegram tornou-se muito mais do que um simples aplicativo de mensagens instantâneas.

Ele tornou-se na verdade uma das mais completas ferramentas de comunicação e troca de informações disponível atualmente, com sua plataforma apresentando uma sólida e constante evolução a olhos vistos!

Espero que vocês tenham gostado de acompanhar esse pequeno histórico e espero que, assim como eu, continuem utilizando o Telegram e aproveitando essa excelente ferramenta de comunicação que nos foi disponibilizada pelos irmãos Durov.

Até a próxima e feliz 2017! 😉

Fonte: telegra.ph/Retrospectiva-Telegram-2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Feliz aniversário NAGEL

Brother, desejamos tudo de bom pra uma pessoa querida como você! Muita saúde, paz, família…