Em um raro momento de parceria, dois gigantes da tecnologia se uniram para investir na construção do que será o cabo de internet submarino mais rápido do mundo. Google e Facebook apoiam um projeto que pretende levar dados de Los Angeles (EUA) a Hong Kong (Japão) a 120 terabits por segundo.

O Pacific Light Cable Network, como está sendo chamado o projeto, deve ficar pronto em 2018 com mais de 12 mil quilômetros de extensão. Quando foi anunciada no ano passado, ainda sem os nomes de Google e Facebook envolvidos, estimava-se que a obra custaria US$ 400 milhões.

A estrutura é composta por cinco pares de fibra óptica, sendo que cada par é capaz, sozinho, de trafegar 24 terabits por segundo. O Google diz que cada empresa que investiu no projeto terá uma porção do cabo para tráfego exclusivo.

O Google já investiu em outros cinco cabos submarinos de alta velocidade. Já o Facebook, por sua vez, recentemente se uniu à Microsoft na construção de um cabo de 160 terabits por segundo – mais rápido que o novo projeto, mas também 50% mais curto.

Fonte: olhardigital via Techcrunch

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Beeper promete unir WhatsApp, Telegram e mais apps em um só

Por US$ 10 mensais, Beeper se propõe a fazer uma ponte para centralizar contas de 15 aplic…