Entrevistamos Steve Huot, diretor da Blizzard na América Latina.

Durante a Copa Intercontinental de StarCraft 2 que acontece neste fim de semana na Cidade do México, o site Omelete conversou com Steve Huot, diretor de operações da Blizzard na América Latina sobre a importância de eSports para a empresa, qual o futuro de StarCraft 2 e sobre os rumores de um possível remaster do primeiro jogo da série. Confira.

blizzardbrasil-logo

E aí, vocês têm curtido o México? Andam comendo muita comida picante?

Hahaha, eu venho aqui direto. Eu amo aqui. Nós moramos em Los Angeles, nosso escritório é em Irvine, então tem algumas comidas picantes muito boas que chegam lá em cima, e na Cidade do México você só tem coisas boas.

Por que vocês decidiram trazer esse torneio aqui pro México?

Sabe, essa é a primeira a nossa primeira Copa Intercontinental presencial aqui, queríamos que fosse num nível alto. Esse tipo de evento requer muito trabalho. A Cidade do México foi a escolha certa porque temos um escritório aqui, e tinhamos alguns recursos aqui para realizar o evento. Nós tivemos que preparar tudo num tempo relativamente curto entre a ideia de realizar um evento na América Latina e sua execução, então esse lugar fez sentido. Temos jogadores e fãs fiéis de StarCraft 2 aqui, uma comunidade enorme de jogadores. Achamos que esse seria um ótimo evento inicial e adoramos como tudo está acontecendo.

Qual você diria que é a posição da Blizzard em eSports hoje? Eu vejo vocês como uma das líderes do mercado.

É, eu acho que nós definitivamente apostamos muito em eSports. Todos acreditamos nisso. Temos sorte de ter estado lá no comecinho com StarCraft 1. Com seu lançamento e o que ele se tornou, muitas pessoas passaram a chamá-lo de “vovô dos eSports.” Ele cresceu conforme adicionamos mais recursos, como o que vocês chamam hoje de “modo espectador.” Tanta coisa mudou no cenário, e nós temos visto crescimento no mundo todo. Alguns países vão mais rápido, mas o mundo todo está conectado através de redes sociais e streaming. Nosso parceiros como o Twitch permitem criar mais visibilidades para levar esses eventos locais para uma audiência maior. Então o calibre dos eventos, da transmissão, dos streams está ficando maior e melhor. E o que temos visto é que os jogadores e os fãs estão crescendo junto.

Como uma empresa, nós contratamos líderes da ESPN e outros lugares que têm visto eSports crescerem da infância até um estado maduro e estamos muito animados para ver onde eSports chegam.

Por que você diria que é importante para empresas da indústria de games investirem em eSports?

Cara, tem tantas razões. Eu vou começar com recompensar nossos jogadores e fãs leais. Dar a eles um lugar para dedicar sua paixão e animação e fazer algo disso. A habilidade de se tornar um profissional agora, algo que não era possível antes. Muitas pessoas agora podem passar suas vidas jogando e fazendo o que amam, e desenvolver sua habilidde é algo que está no centro disso. Dar à comunicade o que eles querem.

Além disso, eSports adiciona exposição ao jogo, para que as pessoas vejam porque é divertido jogar. Uma coisa é alguém te dizer como é o jogo, mas ver os melhores jogadores jogando, talvez num evento mais raíz, um evento local, ou até no campus da sua universidade, os ajuda a encontrar algo que não veriam de outra maneira.

Você acha que agora é a melhor hora para alguém se tornar um jogador profissional?

Parece que é. Tem tantas opções. Há muito mais maneiras para competir. Mas ao mesmo tempo o nível de habilidade está aumentando então fica muito mais difícil competir num nível profissional. Sabr, o que eu tenho escutado dos profissionais nesse fim de semana é que se tornar um profissional tem ficado mais difícil. Você tem que treinar muito, aprender todas as estratégias e até se condicionar fisicamente porque jogar num palco mundial afeta seu corpo e mente. Eu diria que está mais difícil e desafiador, mas se você ama o jogo, está mais recompensador do que nunca e….

Nesse momento, a torcida pirou com a partida entre Scarlett e Iaguz. Ficamos em silêncio por alguns segundos por conta da gritaria. Como as entrevistas acontecem próxima de onde os jogos acontecem, ficou impossível escutar qualquer coisa.

Falando especificamente sobre StarCraft. Qual o próximo passo para a franquia? 

Tem muita coisa vindo pra StarCraft. StarCraft 2 está mais balanceado do que nunca. Você está vendo os jogadores profissionais se distribuindo bem entre as raças, o que nós amamos. Quando começou a ideia de ter três raças em StarCraft 2, e balancear cada uma de forma que elas fossem únicas, isso nos parecia impossível, mas encontramos uma forma de fazer.

Entendi, e…

Tem outra coisa que eu queria adicionar.

Vai fundo.

Entendam que nós temos um time de desenvolvimento completo continuando a trabalhar em StarCraft 2Eu só posso falar que eles tem que estar fazendo algo. Eu não posso falar nada, mas vai ser ótimo.

Falando nisso…

Lá vem haha

Rolaram alguns rumores. Acho que eles vieram da Coreia do Sul, que como nós sabemos ama StarCraft. E eles estavam falando sobre uma possível versão HD do StarCraft original. O que você pode falar sobre isso?

Com toda certeza do mundo, eu não posso falar nada. Mas o que eu posso dizer pra você que, por exemplo, nós acabamos de lançar uma atualização para Diablo II. Não Diablo III, mas Diablo II, um jogo de 14 anos, porque nossos jogadores ainda jogam, e eles ficaram felizes. E nós fizemos isso porque amamos o jogo, amamos todos os jogos que criamos, e sempre que possível queremos mostrar esse amor para a comunidade.

Então continuem falando suas opiniões nas redes sociais e fóruns. Nós estamos escutando. Somos uma empresa única nesse sentido, nosso time de desenvolvimento quer e é encorajado a escutar tudo que os fãs falam sempre que possível para melhorar os jogos. Não jogamos você numa lista de números e transformamos sua opinião numa pesquisa. Nós queremos escutar vocês, e nossos fãs do Brasil e da América Latina são melhores que isso do que praticamente todo mundo. Então continuem falando conosco, mostrando essa fome, e nós vamos continuar escutando.

Perfeito. Obrigado pelo papo.

Obrigado também! Bom torneio.

 

Fonte:  omelete

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…