O Neffos C5 é o primeiro smartphone lançado pela TP-Link, empresa reconhecida por seus roteadores e acessórios Wi-Fi. O aparelho se destaca pelo preço abaixo de mil reais (ele pode ser encontrado por 700 reais) e por seu processador quad-core aliado à 2 GB de memória RAM.

Design

O design do C5 é bem simples e ergonômico. Sua parte traseira é curva e feita de plástico. Há um contorno com tinta metálica (mas que não é de metal). Ele se encaixa bem na mão do usuário e tem tela de 5 polegadas com resolução HD (720p).

O dispositivo tem tampa traseira removível. Perto da bateria, encontramos as entradas para cartão microSD e para dois chips de operadoras.

Câmeras

O Neffos C5 tem câmeras de 8 MP e 5 MP. Como não há estabilização óptica, é preciso segurar o aparelho com firmeza no momento da captura de imagem.

A câmera principal não é capaz de registrar fotos com um alto nível de detalhamento. No entanto, elas apresentam qualidade minimamente aceitável para redes sociais — se você não precisar cortar a imagem para aproximar o objeto ou pessoa fotografados.

Foto com o smartphone TP-Link Neffos C5
Foto com o smartphone TP-Link Neffos C5
Foto com o smartphone TP-Link Neffos C5
Foto com o smartphone TP-Link Neffos C5
Foto com o smartphone TP-Link Neffos C5

Na câmera frontal, há um modo de embelezamento que pode ser regulado depois que você bateu a foto. São cinco níveis e cada um aumenta mais a exposição da imagem, deixando-a mais clara.

Foto com o smartphone TP-Link Neffos C5

Configuração

O Neffos C5 tem componentes que chamam a atenção quando o consumidor olha só a lista de especificações técnicas no site de alguma varejista. Ele tem processador MediaTek quad core, 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno.

O smartphone se mostrou o suficiente para os usuários menos exigentes, que só navegam pelas redes sociais e trocam mensagens no WhatsApp ou no Telegram. Games pesados estão fora de cogitação. Porém, claro, dá para jogar alguns games simples, como Candy Crush e afins.

Nos testes de desempenho, o Neffos C5 ficou com notas semelhantes às obtidas pelo concorrente (mais caro) Lenovo Vibe K5.

NeffosC5 avaliacao2

Um último ponto merece menção por ser um pouco preocupante. O alto-falante do smartphone dá muito destaque para frequências agudas. Com isso, o som reproduzido nele fica com baixa qualidade, especialmente se se tratar de músicas com destaque para graves. É melhor usar sempre os fones de ouvido e deixar o aparelho no modo silencioso.

Bateria

A bateria é um dos principais problemas do Neffos C5. O produto conseguiu aguentar por cinco horas e 40 minutos o teste realizado no INFOlab. A média é similar à obtida pelo Vibe K5.

Ou seja, é melhor ter uma tomada sempre por perto.

Sistema

O sistema Android que vem no Neffos C5 está na edição 5.1 Lollipop no momento da publicação desta análise. Ele tem uma modificação de interface que elimina a pasta que mostra todos os apps instalados. Com isso, todos eles ficam nas telas iniciais mesmo e precisam ser organizados em pastas para que seja fácil encontrá-los.

Essa alteração visual no sistema Android torna o uso mais simples, especialmente para pessoas que nunca tiveram contato com um smartphone ou não sabem muito bem como utilizá-lo.

Vale a pena?

A decisão de compra depende muito do tipo de uso que espera-se obter do Neffos C5. Ele é um smartphone bem simples, voltado para um perfil de uso básico. Ainda assim, a baixa duração da bateria pode incomodar. Mas isso é algo que pode ser remediado com alguma bateria portátil. Se isso não for um problema para você, sim o dispositivo vale a pena, especialmente por seu preço abaixo da média.

Ficha técnica
Sistema operacional: Android 5.1 Lollipop
Chipset: MediaTek MT6735
CPU: 4x ARM Cortex-A53 @ 1,3 GHz
GPU: Não informada
RAM: 2 GB
Armazenamento: 16 GB + microSD
Conexões: 4G, Bluetooth 4.0, Wi-Fi 802.11 b/g/n, Rádio FM
Tela: 5” (1.280 x 720p)
Peso: 141 g
Bateria: 2.200 mAh
Câmeras: 8 MP e 5 MP (traseira e frontal)
NeffosC5 avaliacao
Fonte:  exame.abril

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…