Inicial Destaques ISIS usa o Telegram para divulgar ‘manual de ataque’ à Rio 2016

ISIS usa o Telegram para divulgar ‘manual de ataque’ à Rio 2016

5 min read
0
0
48

ISIS-TELEGRAMsJogos Olímpicos do Rio de Janeiro estão marcados para começar no dia 5 de agosto. Como se não bastassem os problemas de infraestrutura e outros fatores não muito felizes, como o vírus Zika, no RJ, as ameaças de terrorismo provenientes de canais com ligação ao Estado Islâmico estão aumentando.

De acordo com O Dia, extremistas islâmicos usaram o mensageiro Telegram para divulgar um “manual de ataque”. Nele, são recomendadas 17 técnicas a serem usadas em atentados terroristas durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

ISIS-TELEGRAMs2Segundo a especialista norte-americana em contraterrorismo, do grupo de inteligência SITE, Rita Katz, o manual contém instruções para ataques e até um cronograma de ações. No caso, os jihadistas indicam maneiras de se realizar atentados a aeroportos e meios de transporte públicos, esfaqueamentos, envenenamentos, sequestros de reféns e veiculações de falsas ameaças. Ainda, como obter armas no Brasil e como causar acidentes de trânsito.

Por último, Katz citou que, via Telegram, os extremistas islâmicos estão convocando os “lobos solitários” — pessoas que acreditam na causa do ISIS, porém, não possuem canal de comunicação com o grupo, podendo agir por conta própria.

O grupo no Telegram que dá apoio ao ISIS, ou EI, é chamado de “Ansar al-Khilafah Brazil”. Vale notar que essa foi a primeira vez que algum grupo da América do Sul deixou clara uma provável aliança com o Estado Islâmico.

Agência Brasileira de Inteligência

Ontem (19), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) soltou uma nota oficial buscando tranquilizar a população:

 

ABIN-NOTAOFICIAL

“Todas as ameaças relacionadas aos Jogos Rio 2016 estão sendo minuciosamente apuradas, em particular as relacionadas ao terrorismo. Muitas são descartadas e as que merecem atenção são exaustivamente investigadas”, comentou a Agência. “Devido à sensibilidade do tema, as ameaças são tratadas, de forma integrada, pelas unidades especializadas de enfrentamento ao terrorismo dos três eixos responsáveis pela Segurança dos Jogos Rio 2016 – Inteligência, Segurança Pública e Defesa”.

Para finalizar a nota, a Abin disse que “os órgãos responsáveis pelo planejamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos” estão reafirmando “o seu compromisso com a garantia integral da segurança de todos os presentes ao grande evento”.

De acordo com informações divulgados pelo RJ, o contingente de segurança durante os Jogos Rio 2016 vai incluir cinco mil homens da Força Nacional de Segurança Pública, 22 mil oficiais das Forças Armadas (14,8 mil do Exército, 5,9 mil da Marinha e 1,3 mil da Aeronáutica), além do contingente fixo policial do Rio de Janeiro.

Fonte:  tecmundo via O DIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Feliz Aniversário COBRA-ANDREWYLDE

Um aniversário cheio de paz…Que os sentimentos mais purosse concretizem em gestos de…

MAIS VISTOS

julho 2016
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Categorias

DISCORD

%d blogueiros gostam disto: