Com o anúncio oficial da GTX 1060 pela Nvidia realizado dia 07/07/2016 sem grandes “frescuras” ou um espetáculo online tivemos várias confirmações que vão desde seu design inspirado nas mais caras e poderosas GTX 1070 e GTX 1080 até suas especificações, mas uma delas causou mais barulho que outras, a falta do conector SLI.

NVIDIA-GeForce-GTX-1060-Graphics-Card_Side

Antes de revelarmos o motivo que levou a Nvidia a cometer o “enorme crime” de retirar o suporte a SLI da GTX 1060, vamos relembrar quem de nós já realizou um SLI com alguma GTX X60 de qualquer geração? É claro, teremos muitos se manifestando positivamente e revoltados com a decisão, mas a verdade é que a grande maioria nunca realizou tal feito.

GTX 1060_SLI.jpg

Claro que isso por si só não justifica a decisão e nós somos totalmente a favor da ideia de combinar placas de baixo custo para se equiparar a uma de alto custo e desempenho como a GTX 1080, por exemplo, mas quando a realidade bate a porta, isso se torna menos romântico. A Nvidia diz em comunicado oficial que um dos motivos é justamente a falta de uso do recursos, confira:

“A GTX 1060 entrega enorme desempenho e eficiência energética em seu segmento. Porém, o SLI foi idealizado para criar as plataformas de games mais rápidas do mundo, sem exceções – e focando diretamente nos gamers entusiastas e hardcores.

De fato, pouquíssimos gamers criam máquinas com SLI utilizando GPUs mainstream. Com o SLI, nós concentramos nossos esforços em criar os maiores e melhores PCs para games possíveis, usando nossas GPUs high-end do segmento para entusiastas com nossas novas pontes SLI de grande largura de banda”. 

Uma das teorias da conspiração é de que um SLI de GTX 1060 seria um GTX 1080 killer, mas quando é que um SLI foi capaz de tal façanha mesmo? Nunca? E por que seria agora? Mesmo que uma GTX 960 fosse capaz de alcançar uma GTX 980 ela não a matou, foi a GTX 970 quem o fez.

SD_01.png

Sim, o desempenho bruto poderia ser o suficiente para alcançar, disputar, ultrapassar ou seja lá qual for seu desejo com um SLI de GTX 1060, mas e a otimização fica onde? Nem mesmo a evolução dos games trouxe boas notícias para os amantes de dual GPU ou SLI, então por mais que seja lamentável ver o suporte na GTX 1060 virar história (ponto para a RX 480?), a maioria de nós pode não sentir falta.

GTX 1060_SLI_conector.jpgCaso compartilhe a tristeza fique sabendo que o pronunciamento também decreta o fim do SLI em uma futura GTX 1050 ou qualquer outra abaixo da GTX 1060 e talvez até acima (GTX 1060 Ti).

Mas queremos saber de vocês, o que acham do fim do SLI?

Fonte: lockgamer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

The Boys | Segunda temporada ganha trailer sangrento e novo pôster

Com cenas de ação, sangue, e super poderes! A segunda temporada de The Boys ganhou um novo…