O melhor e mais caro processador desktop já lançado tem 10 núcleos e 20 threads

Além do novo processador Core i7-6950X Extreme com 10 núcleos, a Intel também anunciou novos modelos da linha Core i7 com oito e seis núcleos, o Core i7-6900K, Core i7-6850K e o Core i7-6800K. Estes outros chips também são baseados na arquitetura Broadwell-E.

Os quatro novos processadores trazem suporte para as tecnologias Intel Turbo Boost Max 3.0, Intel Hyper-Threading e Intel Ready Mode. Eles também são compatíveis com o chipset Intel X99, suportam memórias DDR-2400 e o socket LGA 2011-v3.

De acordo com as especificações oficiais, o Core i7-6950X Extreme possui clock de 3.0GHz (podendo chegar a até 3.5GHz), 25MB de cache e TDP de 140W.

As especificações dos outros três modelos podem ser vistas abaixo:

Inteli7Extreme-10-core-02

intel-core-i7-6950x-lancamento-7

intel-core-i7-6950x-lancamento-8

intel-core-i7-6950x-lancamento-4

 

O CORE I7-6950X TRAZ UMA PERFORMANCE IMPRESSIONANTE, MAS QUE SÓ SERÁ APROVEITADA POR CONSUMIDORES QUE NECESSITAM DESSE PODER DE PROCESSAMENTO

Os resultados são muito interessantes, mas o Core i7-6950X passa pelo mesmo dilema de processadores Intel Core Extreme Edition anteriores: seu benefício ao consumidor doméstico é desproporcional ao seu custo. O alto poder de processamento, frequências elevadas e alto potencial de overclock, número impressionantes de núcleos e threads, tudo isso muitas vezes extrapola as necessidades até dos gamers mais entusiastas. É preciso tratar vídeos e imagens em qualidade absurda, com filtros extremamente pesados, usar softwares muito intensos em multi-thread ou aplicações muito específicas para começar a tirar uso do potencial presente nesse modelo.

Se o foco é um sistema direcionado para jogos, o processador consegue entregar taxa de quadros levemente superiores a um processador topo de linha do segmento “tradicional” gamer, como o Skylake Core i7-6700k, mas estamos falando de um investimento 4 vezes menor! Observando nossos testes, quando estressamos com aplicações mais intensas de processamento, é possível entender onde esse produto pode justificar seu valor, como o salto de 244% do Core i7-6700k em WinRAR, mas basta ver o pouco ganho em jogos ou, pior, casos de aplicações que não utilizam muito bem múltiplos núcleos, para nos depararmos com testes em que o modelo topo de linha entrega pouca performance a mais ou até mesmo perde para o Skylake (caso do CineBENCH R15 em modo single core), destacamos que no caso dos testes onde ele perde, a explicação está em parte no clock do CPU que ganhou, no caso o 6700K chega a 4GHz.

O BROADWELL-E TOP NÃO SE JUSTIFICA PARA GAMES ATUALMENTE: TRAZ UM INVESTIMENTO EXCESSIVAMENTE ALTO PARA GANHOS MÍNIMOS EM DESEMPENHO

Observando a tecnologia Turbo Boost 3.0, temos o curioso dilema: em um processador “lotado” de núcleos, essa tecnologia busca melhorar o desempenho em aplicações que não fazem bom uso de sua quantidade massiva de threads. Houve ganhos de desempenho ao ativar o recurso porém ficou longe de impressionar, com ganhos mais expressivos não ultrapassando 10%. Pode ser que em outras aplicações a tecnologia se mostre mais interessante, não foi o caso em nossos testes.

Por fim, o Intel Core i7-6950X é em si um processador impressionante, porém não necessariamente é um bom produto de acordo com o perfil de consumidor. Seu alto “poder de fogo” atinge um nicho que se aproxima muito da High-performance computing (HPC), de quem necessita de uma quantidade monstruosa de núcleos para lidar com virtualização ou quem necessita de muita capacidade de processamento para lidar com softwares muito intensos. Tirando esses casos, gastar valores que ultrapassam os R$ 9 mil são surreais para o perfil como de gamers(em promoções encontra-se por menos de R$9k), mesmo considerando aqueles que realizaram streaming ou renderização de vídeos, que deverão ser atendido por modelos mais “modestos” como Core i7 ou i5 Skylake. Lembramos ainda que a Intel subiu mais de $700 dólares o valor do 6950X comparado ao 5960X, modelo topo da linha Haswell-E. Para se ter uma noção, um Xeon E5-2640 v4 custa cerca de U$940 dólares, possui 10 núcleos também com clock de 3.4GHz em Turbo Boost, com a possibilidade de trabalhar em conjunto com mais um CPU, ou seja, teria uma plataforma com 2 CPUs, totalizando 20 núcleos e 40 threads por preço semelhante, se é para gastar é de se pensar não? angry mesmo que ná pratica o desempenho seja bastante relacionado a aplicação utilizada.

  [bd_table]

PRÓS CONTRAS
  • O processador mais rápido do mercado, cerca de 20/30% superior ao 5960X
  • Menor temperatura frente a geração anterior
  • Quantidade gigantesca de núcleos e threads
  • Alto ganho de performance de overclock
  • Pouco ganho em games
  • Altíssimo custo
[/bd_table]

Se você possui um processador poderoso, você pode reproduzir arquivos pesados de mais de 1 GB. Mas geralmente esses arquivos ocupam muito espaço no disco rígido. Use a ferramenta do Freemake para reduzir o tamanho de seus vídeos e salvá-los em um formato mais leve. Freemake Video Converter é um programa gratuito e multifuncional para Windows PC, que oferece conversão rápida de arquivos de qualquer formato, como AVI, MP4, WMV, MKV, VOB, MOV, etc.

Se você gostaria de gravar vídeos de gameplay, use o programa do Freemake para remover fragmentos desnecessários de seus vídeos, salve-os no popular formato MP4 e também envie vídeos para o YouTube diretamente do programa.

Isso é muito conveniente para usuários que têm seu próprio canal no YouTube, dedicado a videogames. Se o seu computador armazena filmes ou vídeos antigos no formato WMV, por exemplo, capturados por uma câmera de vídeo, é melhor converter seus arquivos WMV para o formato MP4 universal. Isso permitirá que você reproduza seus filmes e vídeos em qualquer dispositivo moderno. Para assistir filmes no seu dispositivo Apple, você pode enviá-los facilmente ao iTunes diretamente do programa. Muito fácil de usar. A ferramenta é adequada para usuários de qualquer nível.

Fonte: baboo via adrenaline freemake

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…