A Nvidia acaba de apresentar em Austin, no Texas, as suas primeiras placas gamers da linha GeForce GTX com a nova arquitetura Pascal. O primeiros modelo anunciado é a GeForce GTX 1080, apresentada como a nova “rainha das placas de vídeo”.

Os chips da próxima geração serão fabricados na Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), e uma das principais inovações é a litografia: o processo utilizado será o novo FinFET de 16 nm, saindo dos 28nm utilizados nas GPUs desde a geração 600. Outra novidade é a memória: ainda não foi com esse modelo que vimos a Nvidia estrear o HBM. Em seu lugar, a memória utilizada será a GDDR5X, uma evolução sobre o tradicional GDDR5. A GTX 1080 chega equipada com 8GB de memória GDDR5X.

GDDR5X pode entregar o dobro de largura de banda e brigar com a HBM na próxima geração de placas

Devido as evoluções da nova geração, a GeForce GTX 1080 é capaz de superar duas GTX 980 operando em SLI, superando inclusive a placa mais potente disponível para os gamers da empresa, a Titan X,superando-a com o dobro de performance e três vezes mais eficiência energética. A alimentação fica por conta de apenas um conector de oito pinos, e o TDP é de 180W.

Outra característica interessante da nova placa de vídeo é sua alta performance com baixo aquecimento. Em uma demonstração no palco, a GeForce GTX 1080 alcançou 2.1GHz em sua GPU e 10GHz nas memórias operando apenas com o tradicional resfriamento a ar, sem superar o aquecimento de 67 graus celsius.

GTX1080-prevenda

A GeForce GTX 1080 será lançada no dia 27 de maio, vendida em duas versões: uma tradicional por US$ 599 e a “Founder Edition”, com maior potencial de overlock, por US$ 699.

Fonte: adrenaline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

WhatsApp quer permitir que empresas façam vendas direto no aplicativo mais será pago

O produto vai permitir a integração entre WhatsApp, Instagram e Facebook e o gerenciamento…