“Apresentado na Câmara dos Deputados, texto determina que blogueiros e vlogueiros sejam reconhecidos juridicamente como profissionais”O processo de impeachment não é o único tema sob análise dos parlamentares na Câmara dos Deputados. Em trâmite na Casa, um projeto de Lei pretende reconhecer, em todo território nacional, as profissões de blogueiro e vlogueiro.

Apresentado em fevereiro deste ano pelo deputado João Henrique Caldas (PSB-AL), o texto descreve o blogueiro como o profissional que, por meio da internet, divulga informações e opiniões por meio de textos. O vlogueiro, segundo a matéria, utilizaria a mesma plataforma para publicar conteúdos em formato de vídeo.

Abordando temas como esporte, política, humor, games, moda ou contando histórias sobre suas próprias vidas, os vlogueiros, popularmente conhecidos como ‘youtubers’, representam um dos setores de maior crescimento na internet mundial. Principal site de hospedagem de vídeos, o YouTube, de propriedade do Google, conta com mais de um bilhão de usuários.

No Brasil, youtubers de grande sucesso chegam a faturar mais do que estrelas do cinema e da televisão. Apesar disso, por conta de suas particularidades, a atividade ainda sofre resistência para ser encarada como profissão.

“Há resistência de alguns núcleos familiares em aceitar o engajamento nesse tipo de atividade, que, em muitos casos, não é vista como uma profissão de verdade”, defende Caldas. Segundo o autor do texto, a aprovação da matéria é necessária para que “as situações fáticas ganhem contornos jurídico-positivados”.

Em caráter conclusivo, a proposta será analisada agora pelas comissões de Trabalho e Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Leia também:

Conheça os 10 maiores youtubers de games do Brasil

Fonte:  painelacademico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Battlefield 2042: Sistema Ranked/eSport não estará disponível no lançamento

Com cada vez mais jogos multiplayer online se esforçando para atingir o cenário do eSport,…