Em teoria as redes socias foram criadas para aproximas as pessoas, o Facebook é a rede que conta com a maior quantidade de usuários mundo. Muito popular no Brasil, milhares de compartilhamentos diários têm servido para criar desavenças que transcendem o meio virtual. É possível identificar facilmente os ‘facenautas’ mais exaltados que preferem abrir mão de uma amizade de anos, ou do convívio saudável com colegas de trabalho por terem uma falsa ideia de que a liberdade de expressão é o mesmo que o direito a escrever comentários ofensivos.

A estratégia mais simples para evitar discussões desgastantes seria a de bloquear os amigos mais exaltados, mas isso pode ser mal interpretado por eles e criar algum ressentimento. Nessa coluna serão apresentadas dicas sobre como configurar as listas de amigos, e usá-las para filtrar o acesso às publicações de acordo com um grupo específico e personalizar o conteúdo que será apresentado no Feed de Notícias.

 

Personalize o Feed de Notícias

O Feed de Notícias serve para exibir as publicações de amigos, e das páginas curtidas. O algoritmo de ordenação atual procura apresentar preferencialmente todo o conteúdo relevante ao usuário. Isso significa que quem curtir páginas de gatinhos, e compartilhar fotos de gatinhos. O Facebook irá exibir no Feed de Notícias todo o conteúdo relacionado a esse tema, e também exibirá por primeiro as publicações de amigos mais engajados. Em tempos de discussões acaloradas sobre política, qualquer curtida ou compartilhamento sobre o assunto irá fazer com que o Facebook exiba todo o tipo de publicações a respeito desse mesmo tema.
Mas é possível definir as publicações que serão exibidas preferencialmente, mesmo quando o algoritmo do Facebook identifica outras preferências. Para personalizar o Feed de Notícias, siga os passos descritos abaixo:

1 – Clique na seta posicionada ao lado do ícone em formato de cadeado.

2 – Clique sobre a opção ‘Preferências do Feed de Notícias’.

3 – Clique na opção ‘Priorize quem vem primeiro’.

4 – Clique sobre as fotos de perfil dos amigos ou páginas para que as suas publicações sejam exibidas por primeiro. E após em ‘Concluir’ para salvar as novas configurações.

Nessa mesma área é possível desmarcar os perfis que não forem interessantes, e dessa forma as publicações serão omitidas sem que a amizade seja desfeita – deixar de seguir amigos é uma ótima medida para evitar comentar por impulso publicações polêmicas.

Crie listas de Amigos

Criar listas de amigos é uma ótima alternativa para quem costuma fazer muitas publicações, mas quer direcionar o público alvo que irá visualizar o conteúdo. Esse recurso pode ser usado com uma restrição aos amigos ‘chatos’ de plantão, pois é possível restringir o acesso deles ao post que eventualmente pode vir a ser alvo de algum comentário ofensivo. Para criar uma lista de amigos, siga os passos descritos abaixo:

1 – Localize no canto esquerdo da página inicial o item de menu ‘Amigos’ e clique em ‘Mais’ ou clique nesse link aqui.

2 – Clique no botão ‘Criar lista’.

3 – Digite um nome apropriado para a lista que será criada.

4 – Selecione os membros que irão fazer parte da lista, e após clique no botão ‘Criar’ para salvar a configuração.

5 – Clique sobre o ícone em formato de engrenagem ao lado da descrição da lista recém  criada e após na opção ‘Adicionar aos Favoritos’. Será criado um atalho para lista entre os itens ‘Favoritos’ para facilitar a visualização das publicações dos integrantes dessa lista.

Com as listas criadas é possível direcionar ou restringir as postagens na opção de privacidade. Ex: antes de compartilhar algum foto, link ou pensamento clique na opção de controle de privacidade> Personalizado e adicione a lista que desejar não ser incluída entre quem poderá visualizar a publicação no campo ‘Não compartilhar com’.

Fonte: Imagens: reprodução/G1 e Foto: BBC/divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

WhatsApp Business permite que empresas criem catálogo de produtos no Brasil

WhatsApp Business para Android e iPhone ganha recurso Catálogo no Brasil: cada item pode t…