Quem tentou acessar algumas páginas do site da Anatel desde quinta-feira, 21, pode ter enfrentado problemas e instabilidade. Isso aconteceu porque a Agência Nacional de Telecomunicações foi alvo de um ataque hacker que tirou do ar por instantes alguns de seus serviços online, como o de reclamações e homologação de aparelhos, além da homepage.

De acordo com a página Caiu, que mostra quais domínios estão fora do ar na internet brasileira, o site da Anatel ficou instável ao receber um volume excessivo de acessos, atingindo picos de tráfego de dezenas de gigabits por segundo. Esse tipo de ataque é conhecido como DDoS, ou “negação de serviço”: muitos acessos simultâneos geram uma espécie de congestionamento no servidor, obrigando o site a sair do ar.

A maior parte dos acessos vem de endereços de IP registrados fora do Brasil, segundo os usuários que relataram o problema no fórum Caiu. Esta é mais uma evidência de que se trata de um ataque DDoS, já que, para ações desse tipo, hackers normalmente utilizam uma botnet – isto é, uma rede de computadores “zumbis” – para gerar tráfego artificial em uma página. O site da agência tem, aos poucos, voltado ao normal.

A postura da Anatel em relação à adoção de limites de dados na internet fixa pode ter sido o fator que motivou o ataque. Embora tenha suspendido por 90 dias o modelo de cobrança, a agência não resistiu à decisão de operadoras como a Vivo e ainda defendeu o estabelecimento de franquias, culpando serviços de streaming como YouTube e Netflix e até quem joga online.

Fonte:  olhardigital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

YouTube lança plataforma de vídeos curtos para competir com TikTok

Em fase de testes, YouTube Shorts está disponível somente para usuários de Android na Índi…