…e o flash está na terceira posição!

Com o início de 2016, o momento é ainda de avaliação do ano passado a vários níveis. Na área da tecnologia é frequente fazerem-se vários balanços e o que apresentamos é referente ao software. Tal como aconteceu em 2014, o Mac OS  e o iOS mantêm-se como sendo os sistemas mais vulneráveis.

Sabia também que os sistemas da Apple são ainda mais vulneráveis que o famoso flash?

Para quem pensava que os sistemas da Apple eram os mais seguros… desengane-se! A par do que aconteceu em 2014, o Mac OS e iOS voltam a ocupar as primeiras posições de um ranking dos 50 ‘softwares’ mais vulneráveis no mundo. A lista foi obtida a partir do site  National Vulnerability Database (NVD) que, tal como o nome indica, mantem o registo e informações de todas as vulnerabilidades.

Como se pode ver pela imagem seguinte, o Mac OS X e o iPhone ocupam a primeira e segunda posição respectivamente, estando o flash apenas na terceira posição. A Microsoft aparece na sétima posição com o popular IE e na décima posição está o Windows Server 2012. Ao nível do Linux o primeiro a aparecer na lista é o Ubuntu, na décima primeira posição com  menos de metade das vulnerabilidades do Mac OS X.

cve_top_50_2015

Em termos de marcas, a Apple ocupa também a primeira posição com 1147 vulnerabilidades nos seus sistemas, seguida da Adobe com 1504 vulnerabilidades e a terceira posição pertence à Microsoft com 1561 vulnerabilidades. É, no entanto, importante salientar que quanto mais popular/forte a marca mais probabilidade tem de aparecer na lista pelo facto de ter mais produtos ou serviços.

cve_top_50_company_2015

Baseados na lista anterior, é importante que os utilizadores e administradores de sistemas tenham noção dos produtos mais vulneráveis para tomarem as respectivas medidas ou até trocar de sistemas. 2015 volta a ser um  ano catastrófico para a gigante da maçã ao nível da segurança,  tendo vários produtos na “lista negra” das vulnerabilidades.

Fonte:  pplware.sapo.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…