A discussão sobre esportes eletrônicos, ser ou não, considerados legalmente uma modalidade esportiva, pode chegar ao fim. A questão foi levantada pelo deputado João Henrique Caldas, do PSB de Alagoas, no Projeto de Lei 3450/2015 que, quer adicionar o inciso V ao artigo 3º da Lei 9.615/1998 que “institui normas gerais sobre desporto” para reconhecer o desporto virtual como prática esportiva.

O projeto foi apresentado em outubro e aguarda parecer do relator da Comissão do Esporte (CESPO), criada em 2014 para cuidar de tudo o que envolve o esporte no país.

A questão de tornar jogos online como, League of Legends, Dota 2 e outros games em uma categoria de esportes nacional, não é de hoje. O esporte da mente, assim como é conhecido no cenário de e-sports, nos últimos anos teve um grande destaque no Brasil.

Outros países já consideram o e-sports um esporte, é o caso da Coréia do Sul, EUA, e China, que legalizaram o jogo de League of Legends, como prática esportiva.

A mudança foi de extrema importância para cyber-atletas que, ganharam reconhecimento profissional, e menos trabalho para tirar vistos em competições internacionais. Até então os players tinham que conseguir vistos de turistas para competir, os quais nem sempre são acessíveis.

No Brasil existe a questão do preconceito, muitos ainda não considerarem e-sports como esporte, e não associam a imagem de cyber-atleta como jogador profissional, igual acontece em outras profissões.

Assim como o Xadrez e o Poker, o esporte eletrônico tem elementos competitivos, que não depende da sorte, se baseia nos princípios de jogo limpo e espírito esportivo. No caso do League of Legends, além de ser fortemente baseado em trabalho em equipe, precisa de habilidade, coordenação, preparo físico, concentração e estratégia.

Fonte:  x5tv

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…