Atenção, Brasil: é possível que tenhamos uma nova operadora de celular no futuro. A Anatel fará um leilão nos próximos dias para lotes de frequências de telefonia móvel. São várias faixas de 2,5 GHz em todo o país, além de sobras de 1,8 GHz e 1,9 GHz em regiões específicas, incluindo a região metropolitana de São Paulo. A surpresa é que a Sky, operadora recentemente adquirida pela AT&T, demonstrou interesse no leilão.

antena-celular

Não há credenciamento prévio para os lotes de 2,5 GHz, que somam mais de 15 mil lotes municipais com valores iniciando em R$ 10 mil. É uma oportunidade para pequenas operadoras de internet que se localizam em pequenas cidades e queiram oferecer serviços com a tecnologia 4G.

Já para os lotes de 1,8 GHz e 1,9 GHz, a agência exigiu um credenciamento prévio, no qual nove empresas manifestaram interesse: Claro, Clivo Participações, Lig Telecomunicações, Nextel, Sercomtel, Sky (AT&T), Telefônica (Vivo), TIM e TPA Telecomunicações.

A Oi não se interessou, o que ressalta a crise financeira que a empresa enfrenta por conta de dívidas milionárias. A companhia só arrematou as frequências da licitação inicial de 2,5 GHz e nem sequer participou do leilão para a faixa de 700 MHz do 4G, a preferida de todas as operadoras e que só será liberada após o desligamento da TV analógica.

Mas a presença da Sky, que oferece serviços de conexão 4G no Brasil, mas apenas para banda larga fixa, é uma surpresa. Oficialmente, o CEO da AT&T afirmou em conferência para investidores que não haveria muitas mudanças na operação da Sky e DirecTV, de modo que se estudaria até mesmo vender as operações para outro grupo. Será que teremos uma nova grande concorrente para o mercado móvel nacional?

Fonte:  tecnoblog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Xiaomi Mi TV Stick será concorrente do Google Chromecast

Controle de Xiaomi Mi TV Stick terá teclas dedicadas à Netflix, Amazon Prime Video e Googl…