Telegram e Viber são dois aplicativos de mensagens muito populares no país, que tentam um lugar ao sol no reinado do WhatsApp. Com design impecável, funcionalidades interessantes e de uso gratuito, eles podem ser uma boa alternativa caso você esteja em busca de um substituto para o mensageiro comprado pelo Facebook.

Confira o comparativo com as principais características dos dois aplicativos e saiba qual merece o seu empenho na hora de convencer seus amigos a mudar de mensageiro.

Design: Empate

Mesmo diferentes, o design de ambos agrada (Foto: Divulgação)
Mesmo diferentes, o design de ambos agrada
Se o seu desejo é usar um mensageiro com um design bonito, nem o Telegram nem o Viber devem lhe deixar decepcionado. O visual do primeiro traz muitos elementos que fizeram sucesso no WhatsApp, logo, quem usa o mensageiro mais popular do Brasil não tem dificuldade em mudar para a versão russa – as diferenças ficaram menores depois do redesenho do WhatsApp, mas ainda existem.

O Viber, por outro lado, tem uma aparência com mais elementos únicos, embora não seja tão diferente de usar. Seu design é mais lúdico, e tende a apelar a um público mais jovem em comparação com o Telegram, com um visual mais sério. Porém, cada um tem suas qualidades e defeitos que os tornam distintos, mas com igual apelo a quem aprecia um app bem desenhado.

Plataformas: Empate

Ambos suportam diversas plataformas (Foto: Divulgação)
Ambos suportam diversas plataformas

Viber e Telegram também empatam nas plataformas suportadas, que são muitas. No computador, eles oferecem versões para Mac, Windows e Linux; e em dispositivos móveis com iOS, Android e Windows Phone. O Viber tem apps também para BlackBerry e o finado Symbian, enquanto o Telegram pode ser instalado no Firefox OS e acessado em navegadores convencionais.

Base de usuários: Viber

Viber é o que mais tem chances de já ter conhecidos cadastrados (Foto: Divulgação)
Viber é o que mais tem chances de já ter conhecidos cadastrados

O Telegram vem crescendo consideravelmente no Brasil, mas o Viber ainda tem a maior base de usuários. Na Google Play Store, por exemplo, o app russo está na casa dos 50 milhões a 100 milhões de downloads, enquanto o Viber já ultrapassa a casa dos 100 milhões e se encaminha para 500 milhões de vezes em que foi baixado.

Dessa forma, se você decidir experimentá-los, as chances de encontrar amigos no Viber devem ser maiores em comparação ao Telegram. Como você precisa ter contatos para trocar mensagens nos apps, talvez este quesito torne sua escolha mais fácil.

Funcionalidades: Telegram

Telegram é mais versátil na troca de mensagens e envio de arquivos (Foto: Divulgação)
Telegram é mais versátil na troca de mensagens e envio de arquivos

O Viber tem como trunfo o Viber Out, função que permite fazer ligações para números fixos e celulares, diferente da chamada via Internet presente no WhatsApp, por exemplo. Assim, ele se torna uma alternativa real às operadoras, assim como o Skype.

Mas o Telegram é uma ferramenta muito mais poderosa, com diversas funcionalidades que podem fazer o usuário esquecer que ele ainda não tem chamadas de voz. Com o app russo, é possível transferir qualquer arquivo de até 1,5 GB e ficar disponível em nuvem, o que por si só já seria uma imensa vantagem.

Mas, além disso, ele tem um chat secreto, onde é possível programar mensagens para se autodestruírem, PIN de segurança para proteger as mensagens de curiosos, mensagem, audio, imagens, videos ou qualquer arquivo(não ha limites) ficam em nuvem até você apague, mesmo você formatando o celular nada é perdido, você só baixa o que quer, canais para publicar texto e mídia em massa com contador de visualização, inclusão de administradores e sem limites de pessoas, e até um editor de fotos consideravelmente avançado dentro do próprio app.

Em resumo, se você não fizer questão de ligar através da Internet, o Telegram oferece muito mais vantagens para comunicação via texto do que a maioria dos mensageiros rivais.

Conclusão: Telegram

O Telegram é confiável, rápido e muito versátil para trocar todo tipo de informação com seus contatos, além de oferecer versões para as principais plataformas desktops e móveis, e na web. Ele pode não ter a maior base de usuários no Brasil, mas vem crescendo com força e se tornando uma alternativa vantajosa para quem quer fugir do WhatsApp ou experimentar um aplicativo diferente para poder enviar qualquer arquivo.

Já Viber é um aplicativo com performance boa, e sua funcionalidade de grupos abertos pode atrair quem é fã de personalidades da Internet. Porém, a não ser que você esteja à procura de um aplicativo de VoIP, ele perde no número de funcionalidades e, no final das contas, oferece uma experiência mais limitada do que o aplicativo rival.

Telegram

 Viber

 Fonte:  techtudo

2 Comentários

  1. Edgar Araújo

    13 de novembro de 2015 em 11:31

    Design do Telegram é muito melhor, segue as linhas de cada plataforma. Do Viber é um lixo, salada mista feia demais.

    Resposta

  2. COBRA-KABANNA

    13 de novembro de 2015 em 12:36

    Nos usamos o Telegram como nosso Messenger padrão, sabemos que WhatsApp é um fenômeno onde praticamente todos tem no celular, mais o Telegram tem uma infinidade de recursos, segurança, privacidade e muito leve que nenhum outro tem…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…