É muito chato viajar para outro estado e ter que ficar se controlando na hora de receber chamadas. Mesmo tendo coberturas a nível nacional, as operadoras de celular aproveitam o momento em que o consumidor está fora de sua área de origem para cobrar tarifas para utilização de redes. Felizmente isso deve acabar: a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou em caráter terminativo um projeto de lei que proíbe cobranças em roaming nacional.

O projeto foi criado pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e extingue a cobrança do adicional por chamadas (AD) por ligação recebida ou originada quando o usuário estiver utilizando seu celular fora da área de registro. A medida deve baratear os custos de chamadas para usuários que estão viajando no Brasil, sobretudo para planos pré-pagos; a maioria das operadoras já oferece roaming gratuito em seus planos pós-pagos. Quem utilizar o celular no exterior deverá arcar normalmente com roaminginternacional.

É válido lembrar que a chamada interurbana continua valendo. Se sua área de registro é São Paulo e você está viajando ao Rio de Janeiro, você poderá ser tarifado por interurbanos caso queira ligar para alguém da sua área de registro. Um projeto similarpropõe o fim do uso da operadora de DDD, mas nada impede o fim das cobranças de cobrança diferenciada para chamadas de longa distância.

O projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado e recebeu parecer favorável do senador Walter Pinheiro (PT-BA). Ele afirmou que a extinção da cobrança de roaming nos coloca em um debate mundial, em que agências reguladoras discutem práticas para reduzir e simplificar os custos de telefonia contratados pelos consumidores. A proposta agora será encaminhada pela Câmara dos Deputados, que deverá examinar o projeto.

Fonte:  tecnoblog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Banco Central autoriza transferências bancárias pelo WhatsApp

Permissões possibilitam que aplicativo de mensagens seja usado para envio de recursos entr…