O ciclo de desenvolvimento do WhatsApp pode ser um pouco imprevisível, às vezes com atualizações rápidas com diversas novidades, outras um longo tempo de espera entre diversas versões beta para um pequeno novo recurso. Mas não se pode negar que a equipe do aplicativo está sempre ativa e, cedo ou tarde, veremos alguns ajustes ou mesmo pequenas atualizações incrementais, como esta nova versão beta, por exemplo.

A nova versão do WhatsApp Beta chegou à numeração 2.12.312, e os usuários pode obtê-la a partir da página do aplicativo ou pelo APK Mirror. A atualização adicionou uma nova opção de visualização de miniaturas para links de URL. No entanto, recurso acaba de chegar na versão beta, então não espere por grandes surpresas em termos visuais. As miniaturas não funcionam para todos os casos que poderíamos imaginar, mas já é um pequeno passo que certamente será aprimorado nas próximas versões.

O site Android Police disponibilizou algumas capturas de tela com os testes do novo recurso e já podemos ver em que situações ele funciona, e como as miniaturas aparecem na tela. Os usuários que instalarem a versão 2.12.312 podem digitar uma URL, e assim verão uma pequena tela de visualização com o título da página que estiver tentando compartilhar, uma imagem ou ícone dependendo do caso, e a URL abaixo dela.

Infelizmente, quando o usuário enviar esses previews completos, os destinatários não poderão vê-los, ao menos nesses testes iniciais do recurso, mesmo se eles estiverem com a nova versão. Aparentemente, o recurso só foi ativado no lado de envio, o que não faz muito sentido uma vez que o remetente sabe muito bem o que está compartilhando; quem precisa visualizar as miniaturas é o destinatário. De qualquer forma, em breve mais atualizações deverão chegar para completar o recurso.

Por agora, as prévias ricas parecem funcionar apenas em URLs regulares. Eles não são ativadas com links de imagem, que é onde os usuários poderiam aproveitar ainda mais, pois eliminaria a necessidade do remetente salvar uma foto e enviar o arquivo, ou do destinatário abrir o link. As miniaturas também estão limitadas a pequenos trechos, por isso, se o usuário compartilhar um link do Instagram, só vai aparecer legenda da imagem, e se for o caso de um link de um tweet, só serão pré-visualizadas as primeiras palavras. Para vídeos do Youtube, colar a URL manualmente não funciona, mas apenas se o vídeo for compartilhado diretamente pelo WhatsApp. Todas essas situações estão exemplificadas nas imagens acima.

Claro que como se trata de um novo recurso do WhatsApp beta, é natural que haja diferentesiterações e atualizações rápidas até que a funcionalidade estejam totalmente desenvolvidas e prontas para uso dos usuários em geral. Resta torcer para que esse resultado seja interessante e mais próximo ao que o rival Telegram já está fazendo.

Aqueles interessados em testar os novos recursos do WhatsApp Beta podem instalar através do APK Mirror.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

EA Desktop é o novo aplicativo para PC e abandonará nome “Origin”

Renomeado EA Desktop App, plataforma abre inscrições para beta A Electronic Arts …