É possível que – caso esteja a algum tempo no mundo dos hardwares ou já tenha desmontado um PC – você conheça ou ao menos tenha ouvido falar da fabricante “VIA”. Não será surpresa concluir que a maioria dos usuários do PC jamais tenha ouvido falar na marca que não é tão jovem mas está (tentando) voltar a disputa pelo mercado de processadores.

VIA_Nano_Chip_Image

Apresentando um novo CPU 64-bit quad-core codinome Isaiah II a VIA tenta oferecer uma alternativa aos produtos das dominantes AMD e Intel que em sua guerra feroz acabaram atropelando a pequena VIA que precisou se contentar com o desenvolvimento de chips com menos “glamour” como os controladores de rede.

Os processadores desenvolvidos pela subsidiária da VIA, a Centaur Technologies foram alguns dos únicos representantes na disputa contra os CPUs Intel e AMD mas sem muita expressão já que possuem uma arquitetura muito defasada de 40nm contra os 28nm atuais.

cinebench-r11.5dvia-nano-c4650-pov-ray-benchmark

Apesar do notável esforço da fabricante, o Nano quad-core é capaz de apresentar um desempenho que se aproxima apenas de modelos de entrada de AMD e Intel, além disso a arquitetura 28nm no qual é fabricado também está próxima de ser substituída pela de 16nm e 14nm.

Não devemos esperar uma revolução no mercado, afinal não é um bom momento para os PCs. A VIA não possui um histórico que seja capaz de assustar as gigantes mas o esforço para se manter em pé na disputa é certamente muito bem vindo, quem sabe no futuro?

Fonte: Lock Gamer via Wccftech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Battlefield 2042: Sistema Ranked/eSport não estará disponível no lançamento

Com cada vez mais jogos multiplayer online se esforçando para atingir o cenário do eSport,…